Tecpar e núcleos de pesquisa avançam no projeto para implantação do centro de estudo sobre células-tronco 15/02/2022 - 12:04

Representantes do consórcio de laboratórios e núcleos de pesquisa que formam o Centro Científico e Tecnológico de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação de Células-Tronco se reuniram, nesta terça-feira (15), no Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) para dar continuidade às ações conjuntas. O propósito do centro, que irá compartilhar infraestrutura e experiências entre os parceiros, é realizar pesquisas de novos produtos que possam vir a ser fornecidos ao Sistema Único de Saúde (SUS).

O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, salientou que a reunião fortalece as discussões sobre as atribuições de cada parceiro na execução das atividades do Centro Científico e Tecnológico de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação de Células-Tronco.

"Na pauta desta reunião, avançamos na discussão sobre o estabelecimento de um banco nacional de células-tronco e ainda para a implantação do controle de qualidade desse material. Como laboratório público oficial, o instituto busca diversificar suas ações para fornecer novas soluções para o país na área da saúde. A terapia com células-tronco já é uma realidade e queremos, com essa parceria, viabilizar novos produtos", destacou.

A assinatura para a formalização do centro foi realizada em dezembro, entre o Tecpar, a Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética (Anadem), a R-Crio Criogenia, o Hospital Paranaense de Otorrinolaringologia (Ipo) e seu Núcleo de Ensino e Pesquisa (Nep/Ipo), a Eco Medical Center e a BlinMed.

Após a reunião, os representantes do consórcio de laboratórios e núcleos de pesquisa parceiros realizaram uma visita técnica às dependências do instituto, passando pelo Centro de Tecnologia em Saúde e Meio Ambiente, Centro de Tecnologia de Materiais e pela planta industrial da vacina antirrábica animal.

CÉLULAS-TRONCO – As células-tronco são uma reserva natural do organismo e têm alto poder de regeneração. Elas são encontradas em maior ou menor quantidade em todos os tecidos do corpo. A tecnologia patenteada da R-Crio Criogenia possibilita expansão de células-tronco mesenquimais puras, prontas para uso terapêutico, a partir de coletas de material oriundo dos dentes de leite, periósteo do palato e tecido adiposo.

O objetivo do acordo é ampliar o uso das células-tronco mesenquimais para propor novas soluções a problemas de saúde em ossos e cartilagens, por exemplo.

PRESENÇAS – Participaram da reunião, além do diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, o diretor-presidente da R-Crio, José Ricardo Muniz Ferreira; o diretor-presidente da Blinmed, James Ducler Giacomassi; o diretor de projetos especiais da Anadem, José Mauro Cunha Pereira; a pesquisadora Daniela Bueno; a gerente do Centro de Desenvolvimento e Produção de Medicamentos Biológicos do Tecpar, Jaiesa Nadolny; a assessora da Diretoria Industrial da Saúde do Tecpar, Meila Bastos de Almeida; e a doutora em Ciências da Saúde e pesquisadora do Tecpar, Rossana Baggio Simeoni.

GALERIA DE IMAGENS