Tecpar e seus colaboradores lamentam falecimento de Marco Aurélio Krieger 29/04/2025 - 07:24
A Diretoria Executiva do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e seus colaboradores lamentam o falecimento, nesta segunda-feira (28), do vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Marco Aurélio Krieger. Ele estava no cargo desde 2017. Krieger faria 61 anos no próximo domingo (4) e lutava contra um câncer.
A relação de Krieger com o Tecpar se fortaleceu no período de implantação do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), organização fundada em 1999 entre o Governo do Estado do Paraná e a Fiocruz. Krieger foi coordenador do IBMP, instituto que está instalado no Parque Tecnológico da Saúde, no campus CIC.
Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 1987, tendo mestrado (1989) e doutorado (1997) em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Krieger foi diretor-adjunto de Desenvolvimento Tecnológico, Prototipagem e Produção do Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz Paraná), coordenador do IBMP e coordenador-técnico da Unidade de Produção da Fiocruz para Diagnóstico de Ácido Nucleico. Ainda bem jovem, ele foi importante na implantação da Fiocruz Paraná e na aliança com o IBMP, contribuindo de forma definitiva para a construção de unidade tecno-científica da Fundação no Paraná. Foi autor de várias publicações, incluindo seis patentes.
Sempre didático, Krieger trazia no DNA as marcas da ciência. Seu pai foi o geneticista curitibano e professor aposentado da UnB Henrique Krieger. Por causa do pai, que fez doutorado nos Estados Unidos, ele nasceu naquele país. A mãe, Ester Proveler, era irmã de Fani Lerner, esposa do célebre urbanista Jaime Lerner, que foi governador do Paraná e prefeito de Curitiba. Pai dedicado de dois filhos e avô amoroso de duas netas, Krieger tinha um orgulho enorme da família que formou com a esposa, Sirlines Krieger. E, quando jovem, ele mantinha um hobby peculiar: gostava de cultivar a terra e produzir hortifrutis orgânicos em uma chácara da família.
*Com informações da Agência Fiocruz de Notícias