Tecpar firma acordos na área da saúde com a Santa Casa de Curitiba e novas incubadas 10/11/2022 - 15:18

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) oficializou três parcerias na área da saúde em evento realizado nesta quinta-feira (10) na sede da empresa. Uma delas foi com a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, para estudos científicos e tecnológicos em conjunto, além da formalização da entrada de duas novas empresas no processo de incubação na Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec).

Com a Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, a parceria é para pesquisa e desenvolvimento produtos à base de Cannabis para fins medicinais de uso humano, uma linha de pesquisa desenvolvida pela instituição.

“A parceria entre a Santa Casa de Curitiba e o Tecpar, instituições tradicionais na área de saúde e de ciência, é fundamental para o desenvolvimento de novas ações, principalmente na área dos canabinoides como terapia, entre outras soluções voltadas para a saúde. Nossos técnicos estão com planos de trabalho em execução, afim de aprimorar nossos serviços e resultados para a sociedade”, afirma Jorge Callado, diretor-presidente do Tecpar.

Para o Bispo Frei Diamantino Prata de Carvalho, provedor da Irmandade da Santa Casa, o acordo com o Tecpar possibilitará ações conjuntas para modernizar tecnologias hospitalares e desenvolvimento de novos produtos e serviços. “A Santa Casa faz um trabalho voluntário e filantrópico, então nós precisamos muito de parcerias com outras empresas para podermos exercer a nossa missão com mais equidade. Somos gratos porque o Tecpar aceitou essa nossa solicitação, pois poderemos atender as demandas que medicina exige, para o bem dos nossos pacientes”, destacou.

INCUBADAS – Entre as startups que assinaram contrato para entrada na incubadora do Tecpar estão a Green Kaya Smart Lab, que tem seu foco na produção farmacêutica de bioprodutos à base de cannabis para uso medicinal, e a plataforma digital Visi Nonni, voltada ao cuidado com pessoas idosas.

Jorge Callado ressaltou o compromisso do instituto em apoiar os empreendedores paranaenses que buscam inserir ou reposicionar seus produtos no mercado. “A Intec conta com uma estrutura formada por um time de especialistas atentos às demandas do mercado, para direcionar sobre as melhores ações e estratégias que possam contribuir para alavancar os negócios de nossos incubados. Essa é mais uma das contribuições do Tecpar para o desenvolvimento econômico do Estado”, afirma.

SAÚDE E TECNOLOGIA – A proposta da Green Kaya Smart Lab, que possui expertise na área de tecnologia da saúde, é desenvolver um laboratório farmacêutico especializado em produtos à base de cannabis medicinal, com qualidade em toda cadeia de produção. Também prevê a criação de um centro de pesquisa e produção especializado em tecnologia e inovação, com foco em negócios voltados à indústria da cannabis medicinal.

“Nos propomos a ser um agente de promoção da saúde e facilitador, utilizando muita tecnologia e conhecimento científico para democratizar o acesso aos tratamentos à base de cannabis medicinal. Tudo isso dentro de um ecossistema digital que conecta pacientes, médicos, instituições de saúde, pesquisadores e fornecedores que oferecem a melhor experiência do paciente no uso desta substância”, afirma o CEO da empresa Paulo Roberto Maciel.

Atualmente a empresa está em fase pré-operacional, no processo de autorizações regulatórias, mas já conta com parcerias comerciais e técnico-científicas com instituições de ensino e hospitais. “É de suma importância contar com o apoio do Tecpar, que gera um selo incontestável de credibilidade e segurança para realizar empreendimentos na área de tecnologia da saúde. A principal motivação para esta parceria é o cenário estratégico de empreendedorismo científico e todo o suporte que a Intec oferece para evoluir em pesquisa, produtos e negócios”, diz Maciel.

CUIDADO E ATENÇÃO – A Visi Nonni é uma plataforma gratuita de fácil acesso, voltada para filhos, familiares próximos e responsáveis legais de pessoas idosas. O aplicativo tem funcionalidades como organização de agenda (consultas, exames, remédios), auxílio para encontrar profissionais, produtos e serviços voltados para idosos. Também permite programar e acompanhar atividades, além de contratar empresas e profissionais especializados para o atendimento em domicílio.

“Muitos idosos ou responsáveis por eles não utilizam a facilidade de busca pela internet e ainda saem às lojas para suprir suas necessidades cotidianas. Nosso objetivo é auxiliar nesta tarefa, facilitando o dia a dia destas pessoas”, afirma uma das fundadoras da empresa, Wânia Rodowanski, que também é enfermeira.

Ela conta que pelo aplicativo é possível, por exemplo, programar uma agenda de medicamentos, com alerta de horário para evitar o esquecimento. A plataforma também indica quando o produto está perto de acabar, oferecendo uma oferta de compra em empresas parceiras.

Para os idealizadores da Visi Nonni, o Tecpar é uma referência de credibilidade no mercado, por ser uma instituição com mais de 80 anos e experiência no incentivo à inovação e tecnologia. “É muito importante receber este apoio no desenvolvimento da nossa empresa de forma segura. Isso nos remete que nosso produto será aprimorado de forma eficaz para se consolidar no mercado, levando segurança e qualidade ao consumidor final”, diz Wânia.

PRESENÇAS - Também participaram o diretor-geral da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, Rogério Kuntz; o diretor de Relações Institucionais, Gilson Amancio; o diretor assistente da instituição da saúde, Eder Stadler; o diretor Industrial da Saúde do Tecpar, Iram de Rezende; o diretor de Tecnologia e Inovação do Instituto, Carlos Gomes Pessoa; o gerente da Agência de Inovação do Tecpar; Rogério Moreira de Oliveira; José Zaleski, diretor de Marketing da Green Kaya Smart Lab, Ivo Rodowanski Neto e Ana Cristina Sobocinski, da Visi Nonni; e Marcelo Velo, co-fundador da Anna Endocanabinoide/PUCMed.

GALERIA DE IMAGENS