Tecpar fomenta inovação para o desenvolvimento tecnológico do Paraná 10/01/2018 - 10:52

DCIM100MEDIADJI_0071.JPG

Uma das áreas de negócio do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) – o Desenvolvimento Tecnológico Inovador – gerou ações inovadoras que trazem impacto em todo o Estado. Projetos na área de saúde pública e de energias renováveis foram os destaques do setor em 2017.

Em uma das frentes, o Tecpar e sua parceira tecnológica Forrest Brasil Tecnologia inauguraram o laboratório para executar o projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) de controle natural do mosquito Aedes aegypti.

A unidade-piloto está instalada no Parque Tecnológico do Norte Pioneiro, em Jacarezinho. A previsão é que em fevereiro de 2018 ocorrerá a liberação dos mosquitos, após a obtenção de todas as licenças junto ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

O projeto de PD&I é inédito e busca produzir e liberar na natureza machos estéreis do mosquito Aedes aegypti. A tendência é que haja a queda da incidência do mosquito em até 90%, com redução significativa de registros de casos de dengue, do zika e do chikungunya.

O projeto-piloto em Jacarezinho busca mensurar a efetividade deste controle natural para, na sequência, ser levado a outras partes do Brasil que sofrem com as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

Energia

Na área de energias renováveis, na qual o Tecpar é responsável pela secretaria executiva do programa Smart Energy Paraná, foram realizados estudos, eventos e publicações para disseminar conhecimento e mobilizar a sociedade na busca por novas competências para desenvolver o setor energético.

No Smart Energy Paraná, o Tecpar homologa as diferentes tecnologias já testadas e disponíveis no mercado para apresentá-las à sociedade, com geração de dados e a capacitação de mão de obra para atrair investimentos para o Paraná.

Uma das principais ações para 2018 é a construção de um protótipo de casa sustentável para testar tecnologias verdes em uma moradia de até 60 metros quadrados e que possa ser enquadrada nas condições do Minha Casa, Minha Vida. A previsão é que até março do ano que vem duas unidades-piloto estejam prontas, uma em Jacarezinho, no Parque Tecnológico do Norte Pioneiro, do Tecpar, e em uma cidade da Região Metropolitana de Curitiba.

Certificação

Ainda na área de Desenvolvimento Tecnológico, o Tecpar Certificação, unidade do instituto cujo negócio é a certificação de produtos e sistemas, completou 20 anos em 2017 com a marca de 680 produtores rurais auditados e cerca de 1,3 mil organizações certificadas – a maioria dos clientes da divisão, espalhados por todo o Brasil, mantém contratos contínuos, com registro de até 20 anos de relacionamento.

Ao longo da sua história, o Tecpar Certificação já emitiu em tono de 7 mil certificados de conformidade. A certificação inclui componentes elétricos e de telecomunicações, eletrodomésticos, produtos orgânicos, cadeia de custódia, embalagens de papel para cimento e unidades armazenadoras.

Quanto à certificação de sistemas, atua na certificação de conformidade em sistemas de gestão da qualidade, sistemas de gestão ambiental, PBQPH/SIAC, SASSMAQ, sistemas de saúde e segurança ocupacional e LIFE (ações em prol da biodiversidade).

Modernização

Os centros tecnológicos do Tecpar continuaram se modernizando para atender às demandas pública e privada na área de soluções tecnológicas. Três grandes áreas são foco dos negócios dos centros tecnológicos do Tecpar: saúde e meio ambiente, tecnologia em materiais e medições e validação.

Um dos novos equipamentos que dá mais eficiência às análises é um sistema automatizado que permite a contagem dos microrganismos monitorados em produtos alimentares para consumo humano e para animais domésticos. Com o novo equipamento, o Tecpar pode chegar ao resultado da análise em até um quarto do tempo que seria necessário se utilizado o sistema clássico.

Outras tecnologias adquiridas para modernizar os laboratórios em 2017 foram o Sistema Cromatógrafo a Gás acoplado a Espectrômetro de Massa (GC-MS), que permite a pesquisa de compostos orgânicos contaminantes de elevada toxicidade em amostras; o Sistema Espectrofotômetro UV/visível com detecção por fibra óptica, que faz a pesquisa de elementos químicos em nível traço; e o Sistema Espectrômetro de absorção atômica com chama sequencial, que realiza a determinação simultânea dos elementos químicos.

Apoio à inovação

O apoio à inovação também é uma área importante no setor de Desenvolvimento Tecnológico. A Agência Tecpar de Inovação desenvolve para empresários atividades de prospecção tecnológica e inteligência competitiva, gestão da propriedade intelectual e proteção do conhecimento, prospecção de novos negócios e de oportunidades de fomento para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), além de gerenciar processos de transferência de tecnologia.

Outra área dedicada ao apoio a empresários é o Tecpar Informação, unidade de negócios do instituto que alia as competências do instituto em várias áreas para colocar à disposição do mercado uma equipe capacitada e ferramentas de negócio voltadas à concepção, ao desenvolvimento e à construção do primeiro protótipo.

Saiba mais sobre os resultados do Tecpar em 2017:

Tecpar se prepara para independência orçamentária como ICT 4.0

Tecpar consolida protagonismo na área da saúde em 2017

Capacita Paraná EAD capacita quatro mil servidores municipais

Tecpar apoia empreendedorismo em todas as regiões do Estado