Tecpar formaliza, junto com universidades, criação de rede integrada em CT&I 27/04/2018 - 11:00

A Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) sediou nesta quinta-feira (26), em Curitiba, a assinatura de um protocolo de intenções que formaliza a criação de uma pioneira rede integrada de universidades públicas e privadas e institutos de ensino e de pesquisa destinada ao desenvolvimento da ciência, da inovação, da tecnologia e da cultura: a Redin. A rede foi lançada na data em que se comemora o Dia Mundial da Propriedade Intelectual, comprovando o compromisso das instituições com a produção do conhecimento e o desenvolvimento socioeconômico do País.

Assinaram o protocolo de intenções os diretores de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Julio Salomão, e Industrial, Reginaldo Joaquim de Souza, os reitores da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Waldemiro Gremski, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Carlos Luciano Sant´Ana Vargas, e do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Odacir Antonio Zanatta. Posteriormente, as demais universidades estaduais serão integradas ao projeto.

O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, destacou o modelo de parceria estabelecido entre as universidades, no qual os Governos Federal e Estadual, as universidades e a sociedade atuam em sinergia para gerar inovação e o desenvolvimento tecnológico e econômico. “Esta parceria tem dupla importância. De um lado, é fundamental que consigamos estabelecer, de fato, uma rede de integração entre universidades e institutos importantes porque trabalhar em rede em um momento como este do País é estratégico”, avaliou.

A parceira surgiu da necessidade de haver a interação entre os núcleos de inovação tecnológica para o desenvolvimento de ações voltadas à disseminação da cultura da propriedade intelectual, da inovação e do empreendedorismo. A partir de agora, para cada ação que as instituições fizerem em conjunto, será criado um projeto específico.