Tecpar fortalece parceria com o programa Paraná Mais Orgânico 04/11/2022 - 13:01

O Tecpar recebeu, nesta semana, a identificação visual como instituição parceira do Paraná Mais Orgânico (PMO), reforçando o compromisso do Instituto com os objetivos do programa do Governo do Estado. Além de orientar agricultores familiares interessados em produzir alimentos orgânicos, o PMO certifica aqueles que já seguem as técnicas de manejo desta modalidade de produção.

O programa é uma parceria entre a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Tecpar, as sete universidades estaduais e o Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA).O Tecpar Certificação participa fazendo a certificação por auditoria e a capacitação de profissionais que atuam no PMO. Todos os demais parceiros também receberam a identificação visual do programa.

“A certificação de orgânicos contribui de forma efetiva para desenvolvimento regional sustentável. Com a venda de seus produtos, que têm maior qualidade e valor agregado, o agricultor certificado gera renda que reverte no fortalecimento econômico dos arranjos produtivos locais”, afirma o diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado.

Como funciona - A orientação aos agricultores é feita pelos profissionais dos nove Núcleos de Certificação Orgânica distribuídos no Estado. O apoio técnico vai desde o planejamento da produção até a elaboração da embalagem, além do apoio nos processos de comercialização.

Os produtores aprendem a converter suas lavouras tradicionais para o modelo orgânico – livres de agrotóxicos, de sementes transgênicas e de outras substâncias tóxicas ou sintéticas, dentro das normas da legislação brasileira. Depois das adequações, as propriedades são auditadas e certificadas gratuitamente pelo Tecpar Certificação.

Qualificação - Todos os profissionais vinculados ao programa são capacitados pelo Tecpar em certificação, inspeção a campo e auditoria. São universitários ou egressos das universidades estaduais do Paraná que durante sua passagem pelo programa são qualificados sobre o sistema orgânico de produção.

As capacitações, com conteúdo prático e teórico, esclarecem como funciona a legislação de orgânicos, para que as informações sejam repassadas de forma compreensível a produtores e clientes.

O programa também oferta capacitação contínua por meio dos núcleos, com oficinas práticas para agricultores, estudantes e agentes de extensão rural – que prestam assistência técnica no campo.