Tecpar inaugura laboratório de química fina 08/12/2003 - 00:00

SUGESTÃO DE PAUTA

Será inaugurado hoje (08/12) o Laboratório de Química Fina do Instituto de Tecnologia do Paraná – Tecpar. A solenidade de inauguração está marcada para as 11h, na sede do Juvevê do instituto (Rua João Américo de Oliveira, 330 – fundos da Rua dos Funcionários).

O projeto é resultado de um esforço do governo estadual, pesquisadores, empresários e produtores, que formam o Fórum Paranaense do Complexo da Seda, criado para definir uma política de desenvolvimento nacional da área. O Labquim foi estruturado com apoio financeiro do Finep e técnico da Universidade Federal do Paraná e será um dos mais modernos laboratórios de química fina do País, estando preparado para gerar novas tecnologias que permitem extrair, purificar e atribuir uma forma farmacêutica aos princípios ativos medicinais presentes nas mais diversas fontes naturais da biodiversidade brasileira.

O laboratório foi idealizado para servir, inicialmente, ao Fórum de Sericicultura, viabilizando o processo analítico e preparativo para a transformação do fio da seda em produtos protéicos de elevada pureza e assegurado valor alimentício e cosmético. Com isso, permitirá a utilização dos casulos de bicho da seda classificados como de segunda linha (e que não seriam aproveitados na confecção dos fios) como matéria-prima para a extração de proteínas e aminoácidos naturais, sem interferência da qualidade no produto final.

O setor sericícola é um dos mais importantes segmentos produtivos paranaenses. O Paraná é o maior produtor do País desde a safra de 1984/85 e possui cerca de 37 mil hectares plantados em 223 municípios, com mais de sete mil produtores empregando mais de 35 mil pessoas durante a safra, que costuma durar entre oito e dez meses.