Tecpar irá implantar Espaço Memória, para valorizar cultura científica paranaense 28/11/2018 - 09:10

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) está levantando o acervo que irá compor o Espaço Memória, projeto criado para valorizar a cultura científica produzida no Paraná a partir da memória institucional. O projeto será lançado no dia 13 de dezembro, quando os detalhes do espaço, que será no câmpus CIC, em Curitiba, serão apresentados à comunidade científica e à sociedade paranaense.

Devido ao seu envolvimento na área de ciência e tecnologia ao longo de décadas, o Tecpar dispõe de vasto material que será disponibilizado à exposição no Espaço Memória. "Vai ilustrar os projetos desenvolvidos na área de ciência e tecnologia paranaense, conectando ideias, projetos e instituições em um local que terá exposições permanentes e itinerantes, experiência sensorial, acessibilidade e interação virtual", diz o diretor-presidente do instituto, Júlio C. Felix.

O público-alvo será, além de colaboradores, clientes e parceiros, a comunidade escolar e científica. A entrada será gratuita e contará com visitas mediadas em exposições temáticas e cronológicas.

A implantação do projeto busca ainda promover ações educativas, como a disponibilização para estudantes do "Kit Cientista", que será composto por itens de experimentação, com material didático e jogos educativos.

No momento, uma equipe do Tecpar faz os estudos para a implantação do Espaço Memória. No dia 13 de dezembro, o instituto fará uma exposição de alguns itens para marcar o início da implantação do espaço.

Tecpar

Fundado em 1940, o Tecpar é uma instituição de ciência e tecnologia referência na área da saúde e atua desde a sua fundação na produção de medicamentos biológicos, vacinas e kits de diagnóstico para uso animal e humano. A produção do Tecpar, desde o início, atende a demandas governamentais nas esferas municipal, estadual e federal.

Foi criado pelo Governo do Paraná com o intuito de apoiar o desenvolvimento tecnológico do Estado e para atender a demandas de saúde humana e animal. Desde então, atuou em projetos específicos para o controle de determinadas doenças, e hoje atua em projetos de longo prazo, dentro da política do Complexo Econômico Industrial da Saúde, do Ministério da Saúde.