Tecpar parabeniza Luciene Airy Nagashima por ser selecionada "Biomédica do Ano" pelo Conselho Federal de Biomedicina 29/06/2022 - 13:53

A biomédica e colaboradora do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) Luciene Airy Nagashima foi uma das selecionadas pelo Conselho Regional de Biomedicina da 6ª Região para receber a homenagem "Biomédico do Ano", realizada pelo Conselho Federal de Biomedicina. Luciene, que atua na Divisão de Controle da Qualidade, foi eleita, segundo o conselho "pelos relevantes trabalhos prestados no âmbito da Biomedicina e incentivo à categoria".

Biomédica com mestrado e doutorado em Microbiologia, Luciene atuou na estruturação do laboratório que realiza exames sorológicos antirrábicos em animais. Com a nova estrutura, o Tecpar se tornou o primeiro do Sul do Brasil a ser habilitado pelos Estados Unidos e pela União Europeia para o exame. O credenciamento, obtido em 2021, é registrado no Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos EUA, e na agência francesa Anses-Nancy, laboratório de referência da UE.

Além disso, Luciene está na equipe de um projeto de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) que busca implantar um banco de células com desenvolvimento de metodologias para controle de qualidade celular.

O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, parabenizou a biomédica por ter sido uma das selecionadas "Biomédica do Ano" pelo Conselho Federal de Biomedicina. "Para o Tecpar é um privilégio saber que temos profissionais reconhecidos nacionalmente, que contribuem com o desenvolvimento do Tecpar e também de sua categoria. Em nome do instituto, parabenizo a biomédica Luciene Airy Nagashima", destacou.

A entrega da homenagem foi realizada durante o XVII Congresso Brasileiro de Biomedicina, V Congresso Internacional de Biomedicina e I Congresso Brasileiro de Biomedicina Estética, que aconteceu em Goiânia (GO), em junho.