Tecpar participa de evento que debate avanços da biotecnologia 18/10/2022 - 13:42

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) participou nesta terça-feira (18) da abertura do 1º Encontro de Rotas Biotecnológicas, com foco em Terapias e Diagnósticos Avançados, realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e Sebrae-PR. O Tecpar, que coordena o segmento da saúde do Roadmap Biotecnologia 2031, é um dos apoiadores do encontro que debate os temas mais relevantes em inovação e soluções voltadas à biotecnologia em saúde.

O evento segue até quinta-feira (20), no Centro de Eventos da Fiep, em Curitiba, no formato presencial e com transmissão online. Também participaram da solenidade o presidente da Fiep, Carlos Valter Martins Pedro, e Walderes Bello, do Sebrae-PR.

O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, destacou que o encontro busca ampliar a difusão dos resultados de pesquisas acadêmicas e estudos realizados por instituições públicas e privadas na área de biotecnologia.

“O Tecpar, como uma instituição pública, científica e tecnológica na área da saúde, que tem como foco o atendimento das demandas e necessidades de saúde da população brasileira, vislumbra a importância da antecipação e preparo para futuras demandas que venham a ser absorvidas pelo Sistema Único de Saúde. Como laboratório público a serviço da população, temos grande interesse em ampliar este debate e promover o desenvolvimento de novas soluções em saúde”, afirmou.

Para o presidente da Fiep, Carlos Valter Martins Pedro, é importante ter eventos que apoiam o desenvolvimento da indústria paranaense, ao apontar novos caminhos da tecnologia. “Um encontro desse porte, com a tecnologia envolvida e com a qualidade dos palestrantes, vai gerar bons resultados para o avanço da indústria do Paraná. O Tecpar é nosso parceiro, e encontros como esse são muito bem-vindos para melhorar a competividade e dar mais acesso à inovação para a indústria do Paraná”, destacou.

Walderes Bello, do Sebrae-PR, salientou que a instituição realizou estudos que identificaram que o setor de biotecnologia na área da saúde é promissor para o Estado. “Por essa razão, apostamos em realizações como esse evento, para convergir na integração dentro do ecossistema e cada vez mais aplicar esse conhecimento em prol da saúde da população”, observou.

PROGRAMAÇÃO – Durante o evento, os participantes acompanharão as principais atualizações e perspectivas sobre temas como terapias e diagnósticos avançados, pesquisas científicas e desenvolvimento tecnológico, inovações, medicina de precisão, legislação e assuntos regulatórios. A programação conta com palestrantes nacionais e internacionais, de diversas instituições de referência na área de pesquisa em saúde.

No último dia do encontro haverá a premiação dos melhores trabalhos científicos ligados ao tema, que foram selecionados por meio de uma parceria com o Tecpar. Os artigos aprovados pela Comissão Científica serão publicados nos canais de comunicação do evento. Além disso, os autores dos 15 melhores trabalhos serão convidados a submeter seus artigos para divulgação na revista científica do Tecpar, o Brazilian Archives of Biology and Technology (BABT).

ROADMAP – O Roadmap Biotecnologia 2031 é uma iniciativa do Sistema Fiep, que consiste no mapeamento dos caminhos de construção para o setor de Biotecnologia no Paraná, tendo como horizonte temporal o ano de 2031.

O Tecpar é o articulador de ações de curto, médio e longo prazo no segmento da saúde, incentivando a indústria com aplicação de biotecnologia orientada para a saúde humana e animal. O primeiro tema neste sentido já está sendo debatido por especialistas do Estado, que é o estímulo da pesquisa sobre o uso de células-tronco como produto de terapia celular avançada.

GALERIA DE IMAGENS