Tecpar presta serviços tecnológicos à Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina 03/06/2022 - 14:28

O relacionamento entre o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e a prefeitura de Londrina tem se diversificado nos últimos anos. Do projeto de inovação aberta firmado com o município à prestação de serviços por meio de seu complexo laboratorial, o Tecpar reforça suas ações de levar apoio científico e tecnológico aos municípios paranaenses.

Na última quarta-feira (1º), o Tecpar recebeu a visita de Laércio Voloch, gerente operacional de trânsito de Londrina, que esteve no instituto para conhecer os laboratórios do Centro de Tecnologia em Materiais. Há dois anos o instituto presta serviços à Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) de Londrina. Voloch foi recebido pelo diretor de Tecnologia e Inovação, Carlos Pessoa, pelo gerente do Centro de Tecnologia de Materiais, Wellington Vecchiato, e pelo técnico do laboratório Fabio Schvenger.

Os serviços prestados ao município pelo Centro de Tecnologia de Materiais (CTM) do Tecpar contemplam a avaliação de conformidade de tinta à base de resina acrílica estirenada. Antes, de acordo com Voloch, a prefeitura precisava enfrentar desafios relacionados à qualidade desse material, adquirido via licitação. “Havia dificuldades referentes à aplicação, ao rendimento do material e principalmente à baixa durabilidade da sinalização implantada, que rapidamente sumia do pavimento, gerando transtorno às vias urbanas”, conta. Neste período de parceria com o Tecpar, foram executadas aproximadamente 30 análises.

Segundo o diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, o instituto tem buscado expandir suas ações em relação à avaliação de performance da sinalização implantada por meio de metodologias e equipamentos do instituto. “A unidade está em processo de aquisição de um retrorrefletômetro horizontal mais tecnológico, que vai permitir a avaliação com ganho de eficácia e referenciamento geográfico, algo que poderá trazer benefício direto para o atendimento ao município de Londrina e a outras localidades do país”, conta.

CONTRATO – O Tecpar e a CMTU estão finalizando um novo contrato, no qual serão contempladas mais análises laboratoriais. Em paralelo, está sendo construída uma proposta para avaliação de outros materiais e se está verificando a possibilidade de ampliação de escopo para o Tecpar Certificação, visando atestar o funcionamento dos controladores de velocidade no município.

Para Voloch, a prestação do serviço pelo Tecpar tem ajudado o município a superar dificuldades nas mais diversas áreas. “Os resultados desta parceria estão sendo muito bons, estamos conseguindo adquirir produtos de melhor qualidade. As próprias empresas que participam da licitação estão se preocupando mais com o que vão entregar, porque sabem que os materiais vão passar pelo crivo de um instituto sério como o Tecpar e que, se caso reprovarem, vão sofrer as sanções”, explica.