Tecpar promove evento sobre certificação em biodiversidade 24/04/2025 - 10:19

Empresas que buscam a certificação de biodiversidade para demonstrar a sustentabilidade ambiental de seus negócios puderam saber mais sobre o assunto no evento "Certificação Life – Negócios e Biodiversidade", realizado pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e o Instituto Life, nesta quinta-feira (24).
No Brasil, o Tecpar, por meio do Tecpar Certificação, foi a primeira organização credenciada para oferecer a Certificação Life, reconhecimento desenvolvido pelo Instituto Life a empresas comprometidas com a biodiversidade. Essa certificação reconhece organizações que promovem ações voluntárias e efetivas de conservação da biodiversidade, contribuindo para a manutenção de áreas naturais, processos ecológicos e a perenidade de serviços ecossistêmicos.
O evento foi moderado por Miguel Milano, conservacionista, mestre e doutor em Ciências Florestais, que ressaltou, durante a abertura da programação, a importância de realizar um evento com essa temática em uma casa de ciência e tecnologia que é o Tecpar. "A biodiversidade é um tema que afeta a vida de todos e falar sobre a certificação nesta área é importante para que as pessoas e as empresas estejam focadas na preservação da biodiversidade", pontuou.
O diretor-presidente do Tecpar, Celso Kloss, destacou que como a busca pela certificação Life é voluntária, ela agrega valor às empresas que conseguem o reconhecimento. "O evento apresenta e divulga o protocolo e as perspectivas de futuro sobre créditos de biodiversidade e é importante para empresas que queiram tomar ações neste sentido, sejam aquelas para o seu cliente perceber que a empresa busca a sustentabilidade ambiental, como também para a sua cadeia de fornecedores", disse.
Para Malu Nunes, vice-presidente do Instituto Life, a certificação Life coloca a natureza e a preservação dos serviços biossistêmicos em evidência. "É importante que as empresas insiram em sua governança esse olhar em prol da biodiversidade. A certificação possibilita investimentos com assertividade e que melhoram a reputação da empresa, com uma certificação com impacto global", observou.
Marcos Pelegrina, diretor de Ciência e Tecnologia da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), salientou ainda que o Paraná é um dos estados pioneiros em pesquisa voltada às mudanças climáticas. "Temos um dos sistemas de ciência e tecnologia mais robustos do Brasil e o desenvolvimento sustentável é uma das áreas prioritárias no estado. Através da ciência e tecnologia iremos transformar o mundo e mantê-lo sustentável para as próximas gerações", avaliou.
PROGRAMAÇÃO - Entre os temas abordados no evento estão o impacto de ações sustentáveis nos negócios, as métricas da certificação Life e a apresentação de cases de empresas que foram certificadas com critérios de sustentabilidade. Entre os palestrantes, representantes do Tecpar, do Instituto Life, de órgãos vinculados ao Governo do Paraná e de empresas privadas que têm ações voltadas à sustentabilidade.
A palestra de abertura, "Clima, Biodiversidade e os Negócios", foi realizada por Rafael Loyola, executivo do terceiro setor e professor da UFG.
No painel "Biodiversidade na Agenda Global", Francine Leal, sócia da GSS | Impact Development Company, falou sobre demandas do Marco Global da Biodiversidade para as empresas"; Rosana Renner, gerente executiva do Instituto Life detalhou
as métricas de biodiversidade da Certificação Life; enquanto Déborah Luisa, Head de Biodiversidade Brasil e Latam na I Care Brasil, apresentou as demandas corporativas e a conexão entre TNFD e Life.
No painel "Comunicando a performance do Negócio em Biodiversidade", foram apresentados cases de empresas em Negócios e Biodiversidade, tendo como participantes Rafael Mantovani, sócio do Escritório Gaia, Silva, Gaede & Associados - Sociedade de Advogados; Gilmar Eugenio Secco, superintendente de Gestão Ambiental da Itaipu Binacional; Taís Araujo, supervisora de Sustentabilidade da Posigraf; José Mauricio Coelho, CEO da C-Pack Creative packaging SA; e Heloisa Garrett, presidente do LIDE Paraná - TBC.
No painel "Conectando negócios com a biodiversidade", Roberto Klabin, Fundador da Caiman – Pantanal e Presidente do Conselho Diretor do Instituto Life, falou sobre a Biodiversidade como negócio na Caiman Pantanal; Clóvis Borges, diretor Executivo da SPVS, apresentou sobre certificação de áreas protegidas privadas da SPVS; José Álvaro Carneiro, diretor-corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, destacou o apoio a áreas protegidas como estratégia de negócio do Complexo Pequeno Príncipe; e Regiane Borsato, diretora Executiva do Instituto Life, falou sobre negócios e Biodiversidade no contexto global.
No painel "Certificação Life na Prática", Romulo Lisboa, diretor de Desenvolvimento e Qualidade do STCP Engenharia de Projetos Ltda, e representantes do Tecpar Certificação falaram sobre a implementação da Metodologia Life e ainda sobre o processo de auditoria e Certificação Life.
Para encerrar o evento, o painel "Créditos de Biodiversidade como compensação de impactos na estratégia de governos" teve como participante Rafael Andreguetto, diretor de Políticas Ambientais da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), que falou sobre a Política Estadual de Créditos de Biodiversidade; e Paulo Starke, superintendente da Agência Paranaense do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), que apresentou as perspectivas do Setor Financeiro sobre Créditos de Biodiversidade.
Veja abaixo a galeria de fotos sobre o evento: