Tecpar promove hackathon em Pato Branco para estimular empreendedorismo tecnológico entre crianças e adolescentes 09/06/2022 - 12:39

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) marcou presença na segunda edição do Open Park, evento organizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco que abriu as portas para a comunidade conhecer projetos desenvolvidos pelas empresas incubadas no Parque Tecnológico do município.

Além de palestras, workshops, apresentações de empresas e parceiros, rodadas de negócios e a Feira de Profissões da UTFPR, foi realizado, em parceria com o Tecpar, o “Hackaday Kids”, um hackathon voltado para o público infantil, que teve como tema “como a tecnologia pode auxiliar na solução de problemas na cidade e na sociedade”.

O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, destacou que o relacionamento entre o instituto e o município é importante para aproximar as ações do Tecpar aos cidadãos paranaenses, somando a expertise em ciência e tecnologia em favor do desenvolvimento regional. "Pato Branco é um polo importante de ciência e tecnologia no Estado e ações como essa são fundamentais para estimular o empreendedorismo tecnológico inovador, um dos pilares do Tecpar. O instituto está junto aos municípios apoiando o desenvolvimento com ciência e tecnologia", salientou.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, Giles Balbinotti, ressaltou que a conexão com o Tecpar fortalece o ecossistema de inovação da cidade. "Esse evento foi importante para apresentarmos a metodologia do Hackaday Kids aos estudantes, que ficaram entusiasmados com a dinâmica. Queremos apoiar os alunos a pensar em soluções, com base na tecnologia, para melhorar a vida das pessoas. Com ações como essas, fortalecemos o empreendedorismo entre os mais jovens", afirmou.

De acordo Rogério de Oliveira, gerente da Agência de Inovação do Tecpar, o “Hackaday Kids” concretizou a cooperação estabelecida entre o instituto e a Prefeitura de Pato Branco. “Esse evento foi muito positivo para a sociedade, visto que busca desenvolver a cultura empreendedora nas crianças do ensino público, estimulando-as a identificar problemas que impactam no cotidiano das pessoas e a buscar possíveis soluções”, diz.

PARCERIA – No fim de 2021, o Tecpar e a Prefeitura Municipal de Pato Branco assinaram um acordo de cooperação técnica com objetivo de fortalecer a articulação entre as instituições, em especial nas áreas de certificação, incubação de empresas de base tecnológica e análises laboratoriais.