Tecpar promove palestra sobre mineração de dados 20/06/2018 - 08:47

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) promove, no dia 29 de junho, em Curitiba, a palestra “Mineração de Dados”. O evento é gratuito e vai abordar definições, tarefas, aplicações e perspectivas da mineração de dados, com a participação da professora do Departamento de Ciência e Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a doutora Denise Fukumi Tsunoda.

O gerente do Setor de Informação e Vigilância Tecnológica do Tecpar, Rogério Oliveira, explica que a Mineração de Dados é o processo de buscar, em grandes volumes de dados, padrões significativos que permitam, por exemplo, realizar previsões e análises de correlações.

"A mineração de dados utiliza ferramentas especializadas para facilitar esta tarefa, sem as quais seria praticamente impossível minerar tais volumes. Para as empresas, a Mineração de Dados é fundamental no processo de inteligência para definição de estratégias comerciais e operacionais", destaca.

A palestra vai apresentar as principais definições (KDD, DM), tarefas (associação, classificação e agrupamento), métodos (ID3, Apriori, K-Means e Redes Neurais Artificiais), aplicações práticas da mineração de dados, além de algumas ferramentas e perspectivas, principalmente por meio de computação bioinspirada.

O público-alvo do evento são os profissionais das áreas de  Análise de Dados e demais profissionais ligados aos processos de inteligência das organizações. Na oportunidade serão apresentados o novo curso de MBA em Gestão e Análise de Dados da UFPR e pesquisas que estão em andamento no Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação – Mestrado e Doutorado.

A palestra será realizada no dia 29 de junho, das 14h às 16h30, no câmpus CIC do Tecpar, na Rua Professor Algacyr Munhoz Mader, 3775, na Cidade Industrial de Curitiba. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link goo.gl/8NCpgV. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3016-3054.

Serviço

Palestra “Mineração de Dados”

Data: 29 de junho

Horário: 14h às 16h30

Investimento: Gratuito

Local: Câmpus CIC do Tecpar (Rua Algacyr Munhoz Mader, 3775 – Cidade Industrial de Curitiba)

Inscrições: Pelo link goo.gl/8NCpgV

Informações: Pelo telefone (41) 3016-3054