Tecpar realiza café da manhã de pré-lançamento do Data Science Summit 2025 22/09/2025 - 15:06

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) promoveu, na manhã desta segunda-feira (22), um encontro que antecipa o Data Science Summit Brasil 2025 (DSSBR), congresso brasileiro de ciência de dados, inteligência artificial e computação quântica, que acontece no mês de outubro, em Curitiba.
O Café da Manhã de Inovação reuniu, no auditório do Tecpar, profissionais interessados em conhecer em primeira mão as tendências que estarão em pauta no evento, e contou com apresentações de cases reais e frameworks práticos para transformar dados em resultados concretos nos negócios.
Os participantes foram recebidos pelo diretor-presidente do Tecpar, Eduardo Marafon, e pelo diretor de Novos Negócios e Relações Institucionais do Tecpar, Celso Kloss.
PALESTRAS – A primeira apresentação foi ministrada pelo gerente de produto Cleverson Machado Gallego, profissional com 28 anos de experiência em produto, engenharia e estratégia, hoje focado em Cloud e IA Generativa.
Durante e palestra “Do Notebook à Nuvem: A Jornada da IA na Magalu”, ele falou sobre a trajetória real de aplicação de IA em larga escala em uma das maiores empresas brasileiras, e revelou como a inteligência artificial evoluiu dentro da Magalu. Gallego também apresentou o papel da Magalu Cloud, plataforma 100% brasileira, como impulsionadora da escalabilidade e acessibilidade da IA no ecossistema da empresa.
A segunda apresentação ficou por conta do professou doutor Marcus Garcia de Almeida, que é pesquisador e consultor em IA aplicada. Ele ministrou a palestra “Inteligência Artificial na Indústria, Comércio e Serviço: por que um assessment robusto é o ponto de partida”.
O termo assessment (avaliação, em português), se refere a um processo estruturado que utiliza ferramentas como testes e entrevistas para analisar e mensurar as competências, habilidades, comportamentos e potencial de desenvolvimento de uma pessoa ou de uma equipe. Na palestra, Almeida explicou como escolher o primeiro caso de uso certo, definir métricas claras e construir governança ágil para escalar com segurança, e ainda deixou um roteiro prático de 90 dias para iniciar, medir e ganhar tração em projetos de IA corporativos.
Os dois palestrantes também estarão se apresentando durante o DSSBR.
BENEFÍCIOS - Os participantes do encontro também tiveram acesso a descontos exclusivos e informações antecipadas sobre a programação do congresso DSSBR, que será realizado de 28 a 31 de outubro, no Instituto de Engenharia do Paraná (IEP). Para mais informações e inscrições acesse o site do evento: https://dssbr.com.br/