Tecpar realiza o 3°Encontro de Sustentabilidade 06/12/2022 - 15:38

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) realizou nesta segunda e terça-feira (5 e 6), o 3º Encontro de Sustentabilidade, com uma programação especial para celebrar o Dia Internacional do Voluntário, lembrado em 5 de dezembro. O evento, voltado aos colaboradores do Parque Tecnológico da Saúde, contou com ações e palestras sobre ESG, voluntariado, sustentabilidade e diversidade.

No primeiro dia do encontro, a programação ficou por conta da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba (SMMA). Servidores do Museu de História Natural do Capão da Imbuia realizaram atividades de educação ambiental com colaboradores e apresentaram os projetos desenvolvidos em parceria com o Tecpar. Na terça-feira (06) o dia foi marcado por palestras realizadas no auditório do Tecpar.

MEIO AMBIENTE - Um dos projetos apresentados pela SMMA foi o Inventário da Avifauna na área do Tecpar, que vai identificar, fotografar e catalogar as diversas espécies de aves que vivem no câmpus do Tecpar. O objetivo é estudar a riqueza, composição e abundância das aves do lugar em sua totalidade.

Outro projeto-piloto, o Biodiversidade do Tecpar, visa estimular os colaboradores a   contribuir com registros da fauna existente no câmpus, seja por meio de fotografias ou relatos, inclusive participando do inventário da avifauna local. Para isso, será criado um canal online de recebimento de registros audiovisuais personalizado.

Esta ação faz parte do Programa de Monitoramento Participativo da Fauna Nativa e Exótica de Curitiba, que busca ferar experiências práticas para implantar projetos de monitoramento ou levantamento temáticos de espécies nativas e exóticas na escala municipal.

Os colaboradores também conheceram o projeto Urubuzar e o sistema de monitoramento de atropelamento de animais silvestres. O Dia Nacional de Urubuzar é uma campanha nacional que busca sensibilizar a população sobre a importância de diminuir a velocidade nas estradas para evitar atropelamentos de animais silvestres.

A programação contou ainda com uma exposição de animais taxidermizados (empalhados) e a presença da Família Folhas, com os personagens Fifo e seu pet Folheco. A Família Folhas representa as ações de sustentabilidade desenvolvidas em Curitiba.

VOLUNTARIADO – A gerente de Relações Públicas e coordenadora do Tecpar em Ação, Hosana Lopes Francisco, apresentou uma retrospectiva das ações do programa de voluntariado empresarial, que completa quatro anos em 2022.

Criado em 2018 para fomentar o trabalho voluntário entre os colaboradores, o programa desenvolve ações próprias e também atua em parceria com instituições sociais e outros programas de voluntariado.

Atualmente são 70 colaboradores inscritos no programa, que em quatro anos dedicaram 2.033 horas ao trabalho voluntário. Neste período, 11.589 pessoas e 43 instituições foram beneficiadas com ações solidárias. Grande parte dos beneficiados são crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade e risco social. 

Entre as inciativas solidárias estão campanhas de arrecadação e doação de alimentos, produtos de higiene e limpeza, roupas e brinquedos. Na área educativa, foram realizadas palestras técnicas, mostra de profissões e mentoria de orientação profissional para jovens e adolescentes, reforço escolar, aula de música e arrecadação de livros infantis.

O programa participou ainda de ações compartilhadas, como as campanhas de doação de sangue e incentivo ao plantio de árvores, ao lado do IBMP, Fiocruz e Prefeitura de Curitiba, e colaborou com iniciativas da Superintendência Geral de Ação Solidária. Na área de sustentabilidade, colaborou com projetos incentivam a coleta de óleo de cozinha usado e lixo eletrônico. 

HOMENAGEM - O diretor geral do Projeto Vida Promoção Social, Paulo Pereira de Novaes, prestou uma homenagem ao Tecpar com a entrega do selo de Empresa Amiga, pela parceria e apoio à instituição. O Projeto Vida é uma das 11 instituições apoiadas pelo Tecpar em Ação.

“Temos muita gratidão pelo Tecpar. Os colaboradores voluntários estão sempre envolvidos e apoiando nossas ações. Graças a este trabalho, houve um impacto muito grande na vida das crianças da comunidade que atendemos”, destacou Novaes.

Jorge Callado ressaltou que a diretoria executiva é parceira nas iniciativas programa de voluntariado, no sentido de prover a estrutura para melhorar as ações. Ele também destacou as ações de sustentabilidade do Instituto. “A sustentabilidade é uma marca de Tecpar e está presente nas atividades do dia a dia”, afirmou.

SUSTENTABILIDADE – A palestra que abordou o tema “Decifrando o ESG” foi ministrada pela sócia-fundadora da Gauté Soluções em Recursos Humanos, Andréa Gauté e pelo coordenador do Grupo de Trabalho ESG do Tecpar, Gilmar Andrade.

O Tecpar foi a primeira empresa pública do Paraná a lançar a sua agenda ambiental, social e de governança (ESG, na sigla em inglês). O termo é usado para indicar que determinada organização adota práticas responsáveis e sustentáveis.

As ações de diversidade e inclusão desenvolvidas pelo Instituto foram apresentadas pela coordenadora do grupo de trabalho sobre o tema, Fernanda Maestrelli. Ela é assistente social e especialista em Família e Políticas Públicas e em Proteção Social e Rede de Direitos. Também foi apresentado um case sobre voluntariado & diversidade, com o funcionário do Tecpar, Marcelo Rolim Bento, autor do livro “A Mancha na Camisa”.

ODS - As ações do Tecpar em Ação contribuem para que o Tecpar e o Paraná alcancem os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Erradicação da Pobreza (1), Saúde e Bem-estar (3); Educação de Qualidade (4); Redução das Desigualdades (10); Consumo e Produção Responsáveis (12) e Parceiras e Meios de Implementação (17).

GALERIA DE IMAGENS