Tecpar recebe comitiva francesa para tratar sobre pesquisas em madeira engenheirada 08/07/2025 - 15:16

O Instituto de Tecnologia do Paraná recebeu, nesta terça-feira (08), a visita de membros do Institut Technologique Forêt Cellulose Bois-construction Ameublement (FCBA), entidade francesa voltada para estudos tecnológicos relacionados ao uso da madeira na construção civil.

A delegação cumpre agenda no Paraná, organizada pela Fundação Araucária, com o objetivo de conhecer as iniciativas existentes no Paraná voltadas à woodtech (madeira engenheirada) e trocar experiências com instituições envolvidas com o tema.

O grupo, formado pelo diretor do Departamento de Indústria da Madeira e da Construção da FCBA, Frédéric Staat; pela gerente de projetos da União Europeia do Sylofutur (cluster francês do setor florestal e madeireiro), Claudia Antoniotti; e pelo arquiteto e professor Regis L. Normand, foi recebido pelo diretor-presidente do Tecpar, Eduardo Marafon.

Eles apresentaram o funcionamento do FCBA e dados gerais sobre madeira engenheirada referentes à França, e conheceram os projetos de ciência, tecnologia e inovação desenvolvidos pelo Tecpar.  

Também participaram da reunião o diretor de Administração e Finanças da Fundação Araucária, Gerson Koch; a assessora de Internacionalização da Fundação Araucária; Eliane Segatio Rios; e o engenheiro civil do Cilla Tech Park, Paulo Alvim, além do diretor de Novos Negócios e Relações Institucionais do Tecpar, Celso Kloss, do diretor de Tecnologia e Inovação, Lanes Randal Prates Marques, e da procuradora jurídica do Tecpar, Adrianne Correia.

MADEIRA ENGENHEIRADA - Tendência inovadora no setor da construção civil, a madeira engenheirada tem ganhado destaque mundial. O material é produzido através de técnicas avançadas de processamento da madeira, que pode ser utilizada na construção de edifícios, pontes, passarelas e estruturas modulares. Focado no desenvolvimento de novas tecnologias, o Tecpar pode atuar como parceiro de empresas e instituições de ensino para fomento ao setor. O Instituto, que sempre esteve envolvido no desenvolvimento de novas tecnologias, estuda a oportunidade para acelerar a transferência de tecnologia da madeira engenheirada para o Paraná, possivelmente com a criação de um centro para estudar a tecnologia e formar profissionais para atuar neste segmento.

NAPI WOOD TECH - O Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Wood Tech é uma iniciativa que o Estado do Paraná possui na área. Ele propõe um olhar renovado para a madeira, reconhecendo-a como um recurso de alto valor agregado capaz de impulsionar o desenvolvimento socioeconômico do Paraná. Priorizando a madeira engenheirada, que oferece benefícios ambientais e potencial inovador na construção, o Arranjo investe em pesquisas para poder se utilizar desse recurso.

GALERIA DE IMAGENS