Tecpar recebe comitiva polonesa para intercâmbio científico e tecnológico 23/03/2022 - 13:06

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) recebeu, nesta quarta-feira (23), uma comitiva com técnicos da região da Silésia, na Polônia. A comitiva, liderada pelo marchal Jakub Cheltowski – que representa o governo local da Silésia –, foi recebida pelo diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, e pela Diretoria Executiva do Tecpar.

No evento, realizado no auditório na sede do Tecpar, foram apresentadas as atividades do instituto, em especial na área de empreendedorismo tecnológico inovador e a indústria da saúde – áreas nas quais podem vir a ser trabalhadas parcerias com a região da Silésia.

O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, salientou que o Tecpar, por ser o instituto de ciência e tecnologia do Governo do Paraná, pode ser o ponto de conexão para que intercâmbios científicos e tecnológicos sejam realizados. “A visita técnica dos integrantes da comitiva da Polônia ao Tecpar é importante para apresentarmos nossas expertises e para prospectarmos, junto com o Governo do Estado, novas parcerias na área de inovação, ciência e tecnologia e biotecnologia”, destacou.

Para o marchal da Silésia, Jakub Cheltowski, há soluções implantadas no Estado do Paraná que são interessantes e que podem ser replicadas em um intercâmbio científico e tecnológico. “Pudemos conhecer várias soluções interessantes aplicadas no Paraná e gostaríamos de estreitar as relações em parcerias em que tanto a Polônia quanto o Brasil possam trabalhar em prol do crescimento”, afirmou.

O Superintendente Geral de Inovação da Casa Civil, Marcelo Rangel, destacou as oportunidades de parcerias entre o Paraná e a Polônia. "O Governo do Paraná busca integrar as empresas paranaenses e os institutos de ciência e tecnologia para promover intercâmbios e buscar parcerias entre o Paraná e a Polônia", destacou.

TECNOLOGIA – O diretor de Tecnologia e Inovação do Tecpar, Carlos Pessoa, apresentou os trabalhos realizados pela Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec) para apoiar o surgimento de novas empresas de base tecnológica no Paraná. Ao longo da sua história, mais de 100 negócios receberam incentivo da incubadora do Tecpar para o seu desenvolvimento.

O médico veterinário do Tecpar e assessor da diretoria Industrial da Saúde do instituto, Jorge Minor Inagaki, apresentou à comitiva polonesa a produção da vacina antirrábica animal do Tecpar. O instituto é o único laboratório público oficial que produz vacina antirrábica animal no Brasil e em 2021 forneceu 19 milhões de doses ao Ministério da Saúde, com um imunobiológico cujo processo produtivo é patenteado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).

PARQUES TECNOLÓGICOS – José Maurino de Oliveira, coordenador do Sistema Estadual de Parques Tecnológicos (Separtec), apresentou a estrutura de apoio à inovação do Paraná. “O objetivo do Separtec é criar ecossistemas mais unificados para empresas, incubadoras e instituições de pesquisa compartilharem conhecimento, equipamentos e recursos”, explicou.

PRESENÇAS – Participaram do evento ainda, pelo Tecpar, o diretor Industrial da Saúde, Iram de Rezende; o diretor de Administração e Finanças, Daniel Romanowski; o diretor de Novos Negócios e Relações Institucionais, Lindolfo Luiz Junior; e a Procuradora Jurídica do Tecpar, Adrianne Correia Pereira. Da comitiva polonesa estiveram presentes ainda Aleksandra Szoltysek, Assessora de Assuntos Plenipotenciários; Krystian Stepien, Presidente do Conselho de Administração do Fundusz Górnoslaski; Agnieska Gieroszka, Especialista Principal da Unidade de Estratégia Regional de Inovação; Barbara Szafir, Diretora Adjunta do Departamento de Desenvolvimento Regional; e Monika Ptak-Kruszelnicka, Chefe da Unidade de Estratégia Regional de Inovação. Participaram também Raquel Dall’ Asta Rink, assessora de Projetos e Capacitação da Superintendência Geral de Inovação, e Izoulet Cortes Filho, Diretor Adjunto de Projetos e Negócios Internacionais da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação no Paraná (Assespro).

GALERIA DE IMAGENS