Tecpar recebe novo membro do Conselho de Administração 10/12/2021 - 16:02

O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, recebeu na tarde desta sexta-feira (10), o novo conselheiro do Conselho de Administração do Tecpar (CAD), Eduardo Christiano Lobo Aichinger, empossado no dia 19 de novembro.

Engenheiro químico, administrador de empresas e especialista em planejamento estratégico, o novo conselheiro acredita que pode contribuir com o Instituto, trazendo sua longa experiência no setor público e privado, para cumprir os objetivos do maior acionista da empresa, que é o Estado do Paraná.

“Eu me sinto honrado por participar do Conselho de Administração de uma empresa quase centenária como o Tecpar. Nós, paranaenses, devemos nos orgulhar em ter uma empresa neste nível de tecnologia e de capacidade técnica dos funcionários. Conhecendo o câmpus pessoalmente, só consolidei a impressão que tinha e parabenizo a maneira como a empresa está sendo conduzida pelo Governo do Estado e pela diretoria atual”, afirmou Aichinger.

Jorge Callado ressaltou o quanto é importante para o Tecpar possuir em seu quadro de conselheiros pessoas qualificadas e experientes, que possam contribuir para o desenvolvimento da empresa. 

“Recebemos com satisfação o novo conselheiro, que veio somar conosco nesta missão conjunta, que une a diretoria executiva do Tecpar e o Conselho de Administração, em prol do mesmo objetivo: que o instituto continue a ser referência na área de ciência, tecnologia, inovação no Paraná e em todo o país”, afirmou.

Na oportunidade, o novo conselheiro visitou os laboratórios do Centro de Tecnologia de Materiais e do Centro de Tecnologia em Saúde e Meio Ambiente, para conhecer de perto algumas das soluções tecnológicas ofertadas pelo Tecpar.

Atribuições - De acordo com a deliberação normativa 002/2017 do Conselho de Controle das Empresas Estaduais (CCEE), as indicações dos administradores e conselheiros fiscais das empresas sob controle direto ou indireto do Estado são submetidas previamente à análise do CCEE.

Algumas das responsabilidades do conselheiro são a aprovação de regulamentos, planos e políticas gerais do Tecpar. Entre os documentos que passam pelo crivo do conselheiro estão a Carta Anual de Políticas Públicas, o Relatório de Sustentabilidade, o Regulamento de Licitações e os planos anuais de auditoria interna e externa. Ao conselheiro compete ainda aprovar o orçamento de despesas e investimentos, acompanhar a execução dos planos, programas, projetos e orçamentos, entre outras atribuições.