Tecpar recebe participantes do “Roadmap Biotecnologia 2031” em visita técnica pelo Parque Tecnológico da Saúde 12/05/2022 - 15:48

Os participantes do Roadmap Biotecnologia 2031, no segmento da saúde, iniciativa do Observatório Sistema Fiep que conta com a parceria do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), realizaram a reunião de trabalho do mês de maio na sede do Tecpar nesta quinta-feira (12). A reunião precedeu uma visita técnica dos participantes ao Parque Tecnológico da Saúde.

O Tecpar foi convidado pelo Observatório Sistema Fiep para apoiar a construção de um mapeamento dos caminhos de construção para o setor de Biotecnologia no estado do Paraná, tendo como horizonte temporal o ano de 2031. O Tecpar tem papel de articulador de ações de curto, médio e longo prazo no segmento da saúde, incentivando a indústria com aplicação de biotecnologia orientada para a saúde humana e animal.

A iniciativa está apoiada em três grupos de trabalho: Redes de Biotecnologia; de Editais, Fomento e Mercado; e o de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação. Esses grupos são conduzidos, respectivamente, por representantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) e do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe.

REUNIÃO DE TRABALHO – O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, que recepcionou os visitantes, ressaltou que o Tecpar, por coordenar as atividades de biotecnologia relativas ao segmento de saúde, participa dos grupos de trabalho de forma transversal. “Essa iniciativa tem como objetivo a atuação em conjunto para buscar novas oportunidades para a indústria paranaense, fortalecendo ações de ciência e tecnologia e com foco em disponibilizar à sociedade novas tecnologias na área da saúde. O trabalho conjunto irá resultar no fortalecimento do parque industrial da saúde brasileiro”, destacou.

EDITAL DE INCUBAÇÃO – Durante a reunião, o Tecpar lançou um edital específico da Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec) para seleção de startups da área da saúde. A oportunidade é voltada para empresas paranaenses com projetos inovadores neste segmento, que buscam o apoio do instituto para desenvolver seus negócios.

“Nesta edição do edital, a Intec vai selecionar propostas que serão analisadas de acordo com a metodologia do Selo Tecpar de Inovação. Elas devem estar alinhadas aos seguintes temas prioritários da área da saúde: modelos biológicos, engenharia biomédica, imunobiologia e bioprodutos”, explicou o diretor de Tecnologia e Inovação do Tecpar, Carlos Pessoa.

Ariane Hinça Schneider, coordenadora do Observatório Sistema Fiep, salientou a importância do trabalho conjunto para fortalecer o segmento de saúde. “O projeto Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense 2031 é uma construção coletiva entre Sistema Fiep, institutos de pesquisa, academia e setor empresarial, com a soma de experiências para o desenvolvimento de um novo caminho para o setor industrial”, disse Ariane durante a reunião.

Para o Superintendente Geral de Inovação do Governo do Estado do Paraná, André Telles, o trabalho realizado pelo grupo fortalece e fomenta a inovação no Estado. “A união e a mobilização dos atores do ecossistema de inovação, em todas as frentes, fortalecem o Paraná como um estado inovador”, avaliou.

Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, lembrou que o foco da inovação deve ser o desenvolvimento econômico, social e ambiental. “Ações como essa são importantes para articular e mobilizar os atores vinculados ao ecossistema de inovação de Curitiba e do Paraná, com ações no presente para construir o futuro”, salientou.

Ainda na reunião, a presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento entregou ao Tecpar uma placa ao instituto como uma instituição parceira do Vale do Pinhão, movimento da Prefeitura de Curitiba para fomentar a inovação na capital paranaense, eleito um dos três ecossistemas mais consolidados do Brasil pelo Prêmio Nacional de Inovação (PNI).

VISITA – Após a reunião, os participantes realizaram uma visita técnica ao Parque Tecnológico da Saúde. No Tecpar, a visita técnica aconteceu na Incubadora Tecnológica (Intec), no Centro de Tecnologia em Saúde e Meio Ambiente, no Centro de Tecnologia de Materiais e na planta produtiva da vacina antirrábica. Os visitantes foram ainda às instalações do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) e no Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz), empresas participantes do Parque Tecnológico da Saúde.

GALERIA DE IMAGENS