Tecpar recebe visita do cônsul do Japão 04/11/2022 - 12:18

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) recebeu, nesta sexta-feira (4), a visita do Cônsul Geral do Japão em Curitiba, Keiji Hamada, para conhecer o instituto e para avaliar projetos em andamento e futuros que possam contar com a cooperação do Japão. Para celebrar a parceria de mais de 40 anos entre o Tecpar e o Japão, o cônsul plantou uma cerejeira no câmpus CIC.

A sede do Tecpar, no câmpus CIC, foi construído a partir da cooperação entre Governo do Paraná e a Japan International Cooperation Agency (Jica), agência de fomento do governo japonês. O acordo, que incluía capacitação de técnicos do Tecpar, trouxe a inauguração do Centro de Tecnologia Industrial Brasil/Japão do Paraná, que hoje são a sede administrativa do instituto e o bloco do complexo industrial.

O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, celebrou a parceria entre o instituto e o Japão e suas instituições. “Nos anos 1980, a parceria visava o estímulo ao desenvolvimento tecnológico das pequenas e médias indústrias paranaenses ligadas aos setores de metalmecânica e eletroeletrônica. A partir da estrutura e do treinamento de nossas equipes, apoiamos e continuamos a apoiar a indústria do Paraná. Queremos reforçar a parceria entre Tecpar e o Japão para promover inovação e transferência de tecnologia”, pontuou.

A visita desta sexta-feira ao Tecpar foi a primeira do Cônsul Geral do Japão em Curitiba, Keiji Hamada, que celebrou a parceria. “Queria conhecer o Tecpar porque é um instituto muito conhecido e porque a parceria com a Jica fortaleceu essa relação. Tive uma impressão positiva, do complexo laboratorial e dos equipamentos. É muito impressionante essa cooperação e queremos continuar essa boa relação entre Tecpar e Japão”, salientou.

CEREJEIRAS – Em 2003, para celebrar os 20 anos de relação entre o Tecpar e a província de Hyogo, foram plantadas cerejeiras próximas ao lago. Nesta sexta-feira, como símbolo do reforço do vínculo entre o Tecpar e o Japão, o cônsul realizou a plantação de mais uns cerejeira no local.

Após a plantação, o cônsul realizou uma visita técnica ao complexo laboratorial do Tecpar, visitando os laboratórios do Centro Tecnológico de Saúde e Meio Ambiente e do Centro de Tecnologia de Materiais.

PRESENÇA – Além do diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, e do Cônsul Geral do Japão em Curitiba, Keiji Hamada, participaram da visita o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Japão do Paraná e representante da Jica, Arata Hara; o coordenador do projeto “Plantando Cerejeiras e Oportunidades”, José Zaleski; e os diretores do Tecpar, Iram de Rezende (Indústria da Saúde) e Carlos Pessoa (Tecnologia e Inovação).

GALERIA DE IMAGENS