Tecpar reestrutura unidades para fortalecer ações de inovação 13/09/2021 - 10:34

Para fortalecer as ações de apoio à inovação e ao empreendedorismo tecnológico, o Instituto de Tecnologia do Paraná implementou mudanças estratégicas na estrutura organizacional da empresa. A partir de agora as unidades Agência de Inovação e Incubadora Tecnológica do Tecpar passam a integrar a Diretoria de Tecnologia e Inovação. 

“Esta reestruturação vai possibilitar que todas as ações voltadas à inovação estejam vinculadas em uma mesma estrutura administrativa. Dessa forma, poderemos oferecer serviços integrados de apoio aos empresários e empreendedores que precisam desenvolver e ampliar seus negócios”, afirma Carlos Pessoa, diretor de Tecnologia e Inovação do Tecpar.

Desde 2019, o instituto busca novas áreas de atuação para apoiar o Governo do Estado em ações inovadoras. É o empreendedorismo contribuindo, com o Tecpar como intermediador, para a geração de novas empresas e novos empregos no Paraná.

INTEC – Criada em 1989 para estimular a geração e instalação de empresas de base tecnológica no Paraná, a Intec foi a primeira incubadora do Estado com este perfil. Ao longo de sua história já deu suporte a mais de 100 negócios inovadores.

Atualmente, dez empresas passam pelo programa da Intec, com o desenvolvimento de tecnologias em áreas como energias renováveis, saúde, tecnologia educacional, reciclagem de resíduos, automação e smart cities.

O edital da Intec prevê quatro níveis de maturidade para a empresa durante o processo de incubação: implantação (estruturação da empresa), crescimento (expansão dos negócios), consolidação (início da sustentabilidade financeira) e liberação (com o aumento da fatia do mercado e posterior graduação da incubada). A cada trimestre o grau de maturidade é avaliado.

AGÊNCIA DE INOVAÇÃO - A Agência de Inovação do Tecpar desenvolve as atividades de prospecção e inteligência tecnológica, relativas à gestão da propriedade intelectual dos produtos, processos e serviços - do projeto à sua elaboração, com foco em oportunidades de negócio.

Em 2020, a unidade lançou o Selo de Inovação Tecpar, iniciativa voltada para empreendedores e empresários interessados em avaliar o potencial inovador de seus produtos ou conceitos. O Selo é mais uma ferramenta de apoio que o Tecpar oferece aos empresários que buscam validar suas ideias inovadoras na área de tecnologia, já que a validação do Tecpar representa um diferencial para o empresário na fase de busca de novos parceiros.