Tecpar se reposiciona em 2018 para oferecer soluções tecnológicas em projetos de longo prazo 19/12/2018 - 07:49

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) fecha o ano de 2018 com um balanço de conquistas em todas as suas áreas de atuação. No primeiro ano em que se tornou independente do Orçamento do Governo do Paraná, o Tecpar se reinventou e buscou novos negócios para manter-se em crescimento.

Na área de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, o Tecpar se reposicionou para conquistar projetos de longo prazo, diz Felix. “Fortalecemos a atuação do instituto com a oferta de soluções tecnológicas em contratos mais vultosos, com clientes estratégicos e projetos de longo prazo”, afirmou.

Um dos projetos é executado junto com o Instituto das Águas do Paraná (Aguas Paraná), para que o Tecpar faça a avaliação de unidades recicladoras de 90 municípios do Estado e oferte treinamento em gestão administrativa a mais de mil pessoas que trabalham com coleta e reciclagem de resíduos nessas cidades.

Na área de energias renováveis, o Tecpar entregou, dentro do projeto Smart Energy Paraná, o protótipo da Casa Sustentável, que testa tecnologias verdes em uma moradia de 44 metros quadrados com custos que podem ser enquadrados nas condições do Minha Casa, Minha Vida.

O protótipo, uma das ações do projeto Smart Energy Paraná, foi instalado no câmpus do Tecpar em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, e será usado como referência para construções de moradias sociais no Paraná.

A ação é realizada entre o Tecpar, a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Outra área que está sempre em busca de inovações é o Tecpar Certificação, divisão do Tecpar cujo negócio é a certificação de produtos e sistemas, que entregou, pela primeira vez a uma empresa do ramo de transportes rodoviários, a Certificação do Sistema de Gestão de Segurança Viária (ISO 39001), que especifica os requisitos para um sistema de gestão de segurança para permitir que uma organização que interage com o sistema viário reduza as mortes e lesões graves relacionadas a acidentes de trânsito.

Em 2018, ainda, o Tecpar Certificação renovou o contrato de acreditação com o Instituto Life. A metodologia de Certificação Life identifica, quantifica e monitora os impactos negativos da organização à biodiversidade. O Tecpar está credenciado pelo Instituto Life desde junho de 2012 para fazer este tipo de avaliação.

Para ofertar soluções tecnológicas ao mercado, o Tecpar continou a investir na modernização de seus laboratórios. Neste ano, adquiriu, entre outros, um novo equipamento para fazer a análise da quantidade de formaldeído em painéis de madeira reconstituída exportados. Assim, o Tecpar, que já é referência nacional na análise do composto, se tornou o único a deter essa tecnologia voltada à prestação de serviços a exportadores brasileiros.

Também em 2018, obteve a acreditação junto ao Inmetro para fazer ensaios de migração de embalagens plásticas. Com a acreditação, o Tecpar pode oferecer à indústria alimentícia ensaios para dar maior segurança de alimento aos produtos que levam embalagens plásticas.

Outra acreditação obtida junto ao Inmetro é para fazer ensaios por cromatografia de íons, técnica analítica que possibilita maior agilidade nas avaliações da conformidade de águas para inúmeras aplicações.

Para aplicar novas tecnologias em obras públicas do Estado, o Tecpar e a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística assinaram um acordo de cooperação técnica para a implantação da metodologia Building Information Modeling (BIM), para o desenvolvimento do LaBIM/Tecpar, um laboratório voltado à aplicação da metodologia BIM, que em português quer dizer Modelagem da Informação na Construção.