Tecpar tem dois ambientes promotores de inovação credenciados no Separtec 16/10/2023 - 08:34

O Governo do Estado divulgou os nomes dos 188 ambientes promotores de inovação credenciados pelo Sistema Estadual de Parques Tecnológicos do Paraná (Separtec). O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) teve dois de seus ambientes credenciados, o Parque Tecnológico da Saúde e a Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec).

Referência na produção de medicamentos biológicos, vacinas e kits de diagnóstico para uso animal e humano, o Tecpar conquistou dois credenciamentos: Parque Tecnológico da Saúde e Incubadora Tecnológica (Intec), ambos localizados na Capital.

No parque estão instalados o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), que desenvolve soluções de saúde e bem-estar social; o Instituto Carlos Chagas (ICC), unidade técnico-científica regional da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Paraná; e a Intec, que abriga empresas inovadoras de base tecnológica da área da saúde, para inserir no mercado novos produtos e serviços para procedimentos de diagnóstico, tratamento e reabilitação de pacientes.

A lista com os Ambientes Promotores de Inovação credenciados pode ser vista aqui.

DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA – Os ambientes credenciados estão em 42 cidades paranaenses, sendo a maioria em Curitiba (29), Londrina (20), Maringá (16) e Guarapuava (11). Nos próximos meses, será publicado um novo edital indicando os recursos financeiros e incentivos fiscais para o fomento desses ecossistemas.

Lançada no mês passado, essa ação de credenciamento contemplou todas as regiões do território estadual, com a maior parte das propostas aprovadas na Região Metropolitana de Curitiba e no Norte do Paraná, somando 38 ambientes credenciados em cada. Na sequência, as regiões Oeste e Noroeste totalizaram 22 espaços credenciados cada. Antes dessa chamada pública, somente os parques tecnológicos eram credenciados pelo Separtec.

Segundo a Lei Estadual de Inovação do Paraná (20.541/2021), os ambientes de inovação são espaços públicos e privados que favorecem ações de empreendedorismo, inovação e pesquisa científica e tecnológica. No credenciamento do Separtec, os ecossistemas são qualificados em 10 categorias: aceleradoras; agências de inovação; centros de inovação; espaços maker; hubs de Inovação; incubadoras; pré-incubadoras; e parques tecnológicos em operação, em implantação e em planejamento.

O secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, destaca a importância dos ambientes de inovação para alavancar o crescimento socioeconômico. “Os ambientes de inovação oferecem infraestrutura para incentivar o desenvolvimento de projetos que criam novos produtos, serviços e negócios para o mercado, aproximando os segmentos produtivos acadêmico e empresarial, com impacto direto na ampliação e no fortalecimento da competitividade local e regional”, afirma.

CREDENCIAMENTO ACADÊMICO – No Paraná, a exemplo de outros estados, as instituições públicas de ensino superior lideram a disponibilidade desses espaços, somando 71 credenciamentos nesse edital do Separtec. A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) obteve nove credenciamentos em seis cidades. Na sequência, as universidades estaduais do Norte do Paraná (UENP) e do Oeste do Paraná (Unioeste) conquistaram sete e cinco credenciamentos, respectivamente, em quatro municípios.

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) credenciou quatro ambientes em duas cidades; seguida pelas universidades estaduais de Londrina (UEL) e de Maringá (UEM) com três credenciamentos. A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) credenciou um ambiente de inovação.

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) conta com 26 ambientes inovadores em 12 cidades, seguida pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) com sete ambientes de inovação credenciados em quatro municípios. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) obteve seis credenciamentos em quatro cidades.

PREFEITURAS – Ao todo, 25 prefeituras foram contempladas com o credenciamento de 31 ambientes de inovação ligados aos municípios. Assaí, no Norte do Estado, obteve três credenciamentos, seguida por Morretes, no Litoral, Curitiba, Araucária e Colombo, na Região Metropolitana da Capital, com dois ambientes cada. As demais prefeituras propuseram um projeto cada.

INSTITUCIONAL – O Separtec é gerenciado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), em parceria com a Secretaria da Fazenda (Sefa) e a Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI). O sistema tem como objetivo estimular a participação de pesquisadores no desenvolvimento de estudos relacionados às potencialidades produtivas, além de mapear ecossistemas de inovação paranaenses, inclusive em implantação, prospectando recursos para fomentar esses espaços.