Tecpar tem portfólio de serviços voltados à cadeia produtiva da erva-mate 13/05/2022 - 11:58

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) apresentou seu portfólio de serviços voltados à cadeia produtiva de erva-mate em uma reunião com o CEO da Erva Mate Paraná, Danilo Richartz Benke, nesta sexta-feira (13). O empresário, que já contratou análises laboratoriais do instituto para a melhoria de seu processo produtivo, foi recebido pelo diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, e pelo diretor de Tecnologia e Inovação, Carlos Pessoa.
O diretor-presidente do Tecpar ressaltou que o instituto é parceiro da cadeia produtiva de erva-mate e tem seus negócios voltados a apoiar o desenvolvimento econômico do Paraná. "No Tecpar temos uma gama de serviços para oferecer à cadeia produtiva da erva-mate, que pode agregar valor aos seus produtos com análises laboratoriais e também com a certificação pelo instituto", destacou.
Ao setor produtivo da erva-mate, o Tecpar oferece soluções com seu complexo laboratorial, como por exemplo no Centro de Tecnologia em Saúde e Meio Ambiente, como os ensaios químicos para avaliar a presença de contaminantes inorgânicos, ensaios de resíduos de agrotóxicos, quantificação de cafeína e ensaios biológicos e microscópicos para avaliar contaminações microbiológicos e sujidades no produto. Em outra frente, o Tecpar atua, com a divisão de Certificação, com certificação de produtos orgânicos, que pode incluir a certificação de produção e processamento de produtos à base de erva-mate, além de certificação de sistemas de gestão para as companhias.
O CEO da Erva Mate Paraná, Danilo Richartz Benke, salientou a importância de ter institutos de ciência e tecnologia como o Tecpar como parceiros do setor produtivo. "Para o setor da erva-mate é muito positiva essa parceria, que pode agregar valor aos produtos com foco no mercado nacional ou internacional. Toda a cadeia produtiva pode se beneficiar com essa parceria", afirmou.