Tecpar vai apresentar tecnologias para o agronegócio em simpósio virtual
12/07/2021 - 18:34

Os mais recentes estudos sobre nanotecnologia aplicada ao agronegócio serão apresentados nesta sexta-feira (16) em um evento virtual promovido pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). O 1º Simpósio Científico de Nano Agro reunirá pesquisadores e especialistas do setor produtivo para debater os avanços científicos e tecnológicos em nanotecnologia aplicados em materiais e biomateriais, alimentos, filtros e embalagens, entre outros produtos.

A transmissão será pelo canal do YouTube do Tecpar, com início às 8h30 e encerramento previsto para as 16h. O evento é aberto o todos os interessados, não sendo necessária inscrição prévia. Confira AQUI a programação completa. 

O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, destaca que a iniciativa está alinhada ao Plano de Governo do Paraná, ao promover a integração, o diálogo e o compartilhamento de informações entre instituições de pesquisa, iniciativa privada e sociedade.

“O Tecpar é um grande apoiador de projetos inovadores para setores essenciais no Paraná, como é o agronegócio. Para este segmento, a incorporação contínua de novas tecnologias, como a nanotecnologia, é uma maneira de agregar valor à produção e promover uma agricultura mais sustentável”, afirma.

Entre os palestrantes estarão representantes da Embrapa Florestas, Universidade Federal do Paraná (UFPR), PUC-PR, universidades estaduais de Maringá (UEM), de Londrina (UEL), de Ponta Grossa (UEPG) e do Oeste do Paraná (Unioeste). Participam ainda profissionais da startup paranaense Fiber Bio (embalagens biodegradáveis) e da empresa paulista Anton Paar (produtos de laboratório).

PROGRAMAÇÃO – Na palestra de abertura, o pesquisador da Embrapa Florestas Washington Luiz Esteves Magalhães vai falar como o uso de biorrefinaria pode ser uma estratégia para a bioeconomia e exemplos com nanocelulose.

As demais apresentações vão debater temas como nanotecnologia verde; aplicações da nanotecnologia à produção de alimentos industrializados; nanobiotecnologia; desafios e aplicações potenciais de materiais contendo nanocelulose; pesquisa feita com celulose; embalagens biodegradáveis de resíduos agrícolas, entre outros.

A programação conta ainda com duas mesas-redondas, coordenadas por Leandro Antunes Berti, presidente da Associação Brasileira de Nanotecnologia (BrasilNano).

NANOTECNOLOGIA – Especialistas apontam que a nanotecnologia será uma das maiores aliadas dos negócios agrícolas em todo o mundo, por ajudar o monitoramento das condições do solo, crescimento da safra e no aumento da produtividade.

“Na agricultura as principais pesquisas com nanotecnologia estão direcionadas à redução do uso de pesticidas e maior eficiência dos fertilizantes, reduzindo a perda de alimentos e contribuindo diretamente para a produção sustentável dos agricultores e à melhoria da qualidade de vida dos consumidores”, diz o diretor de Tecnologia e Inovação do Tecpar, Carlos Pessoa.

Também há aplicações para outros setores vinculados ao agronegócio, como a agroindústria, a agroenergia, a biotecnologia, o monitoramento ambiental, a agricultura de precisão e a rastreabilidade, além das inovações em medicamentos para uso veterinário.

Últimas Notícias