Tecpar vai trabalhar em parceria com hospitais veterinários para melhorar prestação de serviços 15/02/2023 - 13:23

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e a Associação Brasileira dos Hospitais Veterinários (ABHV) assinaram um acordo nesta quarta-feira (15) para que a área de certificação do Tecpar seja parceira na implementação do Programa de Acreditação da associação, para atuar como organismo certificador reconhecido da ABVH junto a hospitais, clínicas e centros de diagnósticos veterinários que buscam a acreditação.

Pelo acordo, a área de certificação do Tecpar irá atuar como avaliador de terceira parte, para realizar a avaliação, de maneira imparcial, da conformidade dos estabelecimentos veterinários com os requisitos do programa delineado pela associação.

O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, destacou que a parceria é um reconhecimento do mercado veterinário brasileiro, tendo em vista que o instituto oferece diversas soluções para saúde pública veterinária.

“O Tecpar é o único laboratório oficial a produzir a vacina antirrábica veterinária ao Ministério da Saúde, é o primeiro laboratório do Sul do Brasil a ser credenciado nos Estados Unidos e na União Europeia para realizar a análise sorológica veterinária para animais de companhia e logo irá iniciar as obras do novo laboratório de produção de insumos veterinários. A parceria com a ABVH é um reconhecimento da área ao Tecpar”, observa.

Os insumos que serão fabricados atendem ao Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT), vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Ao todo, sete insumos veterinários serão produzidos pelo Tecpar: tuberculina PPD bovina, tuberculina PPD aviária, antígeno acidificado tamponado (AAT), prova lenta (PL) em tubos, anel do leite Ring Test (RT), kit para diagnóstico da brucelose ovina e kit para diagnóstico da leucose bovina.

ACREDITAÇÃO – O Programa de Acreditação da ABVH, do qual agora o Tecpar irá realizar auditorias, busca evidenciar a competência técnica, capacidade de gestão e confiabilidade na prestação de serviços veterinários, abordando dimensões como exigências legais, infraestrutura e prestação de serviços, por exemplo.

Marcelus Sanson, vice-presidente da ABHV, salientou que a parceria com o Tecpar como avaliador da conformidade irá trazer ganhos para a área veterinária. “Com a acreditação, os estabelecimentos veterinários acreditados mantêm-se sempre atualizados, fazendo uso as melhores práticas da medicina veterinária. Esse acordo com o Tecpar fará parte da história da medicina veterinária”, ressalta.

De acordo com o diretor distrital do Paraná da ABHV, Roberto Lange, os estabelecimentos interessados em receber a acreditação entram em contato com a associação, que inicia o processo de auditorias, que passa a contar agora com o Tecpar como organismo certificador.

“É muito importante para a associação ter essa parceria com o Tecpar, uma instituição respeitada, genuinamente paranaense, do Governo do Estado e que trabalha para o público. O Tecpar vai apoiar a melhoria dos estabelecimentos veterinários”, salienta.

VISITA – Após a reunião de assinatura do acordo, os representantes da ABHV realizaram uma visita técnica à área de certificação do Tecpar, conduzidos pelo diretor de Tecnologia e Inovação, Carlos Pessoa, e pelo gerente do Tecpar Certificação, Fabio Corrales.

GALERIA DE IMAGENS