Benefícios do Trabalho Voluntário 11/08/2021 - 10:25

Olá Voluntário do Tecpar em Ação!

 

Confira, nesta mensagem, os principais benefícios do trabalho voluntário. Precisamos apenas de 5 minutos de atenção. Boa leitura!

Já começou em algum trabalho voluntário e perdeu a motivação com o passar do tempo?

 

Este é um problema comum, porém, quem mantém regularidade no voluntariado percebe inúmeros benefícios na vida pessoal e profissional.

 

E quais são esses benefícios?

 

Este tipo de trabalho beneficia não só a comunidade, mas principalmente quem o viabiliza e executa: o voluntário. Quem dedica algumas horas da semana em favor do próximo sente o retorno de seus esforços, em escala pessoal, na conexão com quem está perto, bem como, profissionalmente, na forma como passa a ser visto na organização a qual está vinculado.

 

Além disso, o voluntário geralmente toma contato com uma nova realidade. Surge a oportunidade de se aprofundar e se engajar em uma causa social, permitindo que ele crie uma capacidade crítica por meio da experiência própria, ao mesmo tempo que se desenvolve descobrindo novas habilidades.

 

Há evidências em estudos bibliográficos de que o voluntariado pode alterar a autopercepção, influenciando positivamente a confiança e autoestima. Isso combate o baixo humor e produz um pensamento mais positivo.

 

É notório que, no trabalho voluntário, a pessoa encontra novas motivações, o que possibilita afirmar a própria identidade social. Este efeito de dar sentido à vida pode ser importante quando outros papéis sociais se mostram diminuídos, como na aposentadoria, na perda do parceiro, ou filhos crescendo.

 

E o voluntariado empresarial compensa?

 

Em estudo desenvolvido por alunos da Fundação Getúlio Vargas a questão central foi analisar se o voluntariado empresarial contribui para mudanças comportamentais positivas naqueles que dele fazem parte.

 

A pesquisa foi feita com funcionários de seis empresas que possuíam programas de voluntariado estruturados, são elas: C&A Modas Ltda, Indústria Química e Farmacêutica Shering-Plough, Alcoa Alumínio S.A, Philips , Serasa S.A e Banco Itaú.

 

Na conclusão do trabalho, os autores identificaram cinco principais benefícios para os funcionários/voluntários:

 

beneficios_sentidos_pelo_voluntario_

 

Que tal se engajar no trabalho voluntário?