Dando Lugar à Empatia 11/11/2021 - 09:56

 

a

 

Dando Lugar à Empatia

 

“O voluntariado é um desafio enorme a que eu saia da minha moldura e da minha caixa e descubra que há outras necessidades, outras dores, outras carências; que eu não sou o centro do universo e que eu não preciso ficar o tempo todo em torno apenas de mim.”

Leandro Karnal

 

-

 

Trabalho voluntário tem tudo a ver com empatia. Praticar essa virtude é essencial para que as atividades não sejam executadas como fardos pesados e tediosos. É preciso manter em mente que as iniciativas com as quais você tem se engajado são, em sua essência, em prol do benefício de outras pessoas.

 

Separamos algumas dicas para que você consiga exercitar a empatia em seu dia a dia e, assim, melhorar a qualidade do seu voluntariado!

 

Ouça sem interromper

A atitude de uma pessoa de interromper constantemente a fala dos outros revela uma crença de que aquilo que ela tem para dizer é mais importante do que o que os demais pensam e manifestam. Para praticar a empatia, ouça sem interromper e apenas responda após a finalização do pensamento do outro.

 

Dê o braço a torcer

Pode ser que você não concorde com as opiniões ou o estilo de vida de outra pessoa, mas procure entender que vocês traçaram rotas distintas na vida, com diferentes famílias, culturas, educação e formação. É natural que diferentes trajetórias produzam diferentes pessoas. Dê o seu braço a torcer e entenda que muito do que os outros fazem é porque essas coisas fazem sentido a eles e, a princípio, não há nada de errado nisso.

 

Faça perguntas

Quando não estamos tão empáticos, é normal levar conversas com outras pessoas como entrevistas a respeito de nossas próprias vidas. Lembre-se de que os outros não estão ali somente para ouvi-lo, mas sim para interagir e dialogar. Faça perguntas e se interesse por quem está ao seu lado.

 

(Não) faça aos outros aquilo que você (não) quer que façam a você

A regra de ouro também pode ser aplicada aqui. Em seu dia a dia, coloque-se no lugar das outras pessoas e aja para com elas do mesmo modo como iria gostar de ser tratado.

 

Esperamos que essas breves dicas lhe sejam úteis.

O voluntariado é um trabalho muito valioso e nós te honramos por fazer parte disso!

 

-

Acesse outros conteúdos a respeito do Tecpar em Ação na intranet ou através do link: www.tecpar.br/Voluntariado/Noticias