Dia Internacional da Igualdade da Mulher 21/12/2022 - 12:07

O dia 26 de agosto é marcado pela luta feminina por condições de igualdade de gênero. A data foi escolhida após a conquista, em 1920, de garantir o direito ao voto às mulheres estadunidenses. Infelizmente, nem todas tiveram a possibilidade de escolher seus representantes. Para votar, era preciso ser alfabetizada, apresentar comprovante de pagamentos de impostos e/ou autorização do marido ou dos pais. Mulheres negras e imigrantes não votavam.

No Brasil, apenas em 1932 o Código Eleitoral consagrou o direito ao voto e a participação feminina na política.

 

O que é igualdade de gênero?

A igualdade de gênero é a luta para que homens e mulheres tenham os mesmos direitos, responsabilidades, oportunidades e escolhas, sem limitações de acordo com seu gênero biológico.

Embora seja histórico, o combate pela desigualdade de gênero está longe de acabar.

Para entender mais: https://www.youtube.com/watch?v=ZCGLC-vziRc

 

A desigualdade de gênero no Brasil

Pesquisas realizadas em 2020 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que as mulheres correspondem a maior parte da população desempregada do país, alcançando 64,5% das pessoas.

Ainda segundo pesquisa do IBGE, agora de 2018, mulheres dedicam, em média, 21,3 horas em trabalho doméstico por semana, quase o dobro do dedicado pelos homens (10,9 horas). Quando ocupadas com o mercado de trabalho, elas cumprem 8,2 horas a mais nas obrigações do lar comparado a um homem com as mesmas obrigações.