Dia Mundial da Água: importância e formas de conservar o recurso. 21/12/2022 - 09:55

agua

 

Dia Mundial da Água: importância e formas de conservar o recurso.

 

“Cuidando bem da água usufruiremos de suas possibilidades.

Maltratando-a, vivenciaremos suas limitações.”

Heráclito

 

Diversas atividades do nosso cotidiano só são possíveis de serem realizadas graças à presença da água. Por isso, é de extrema importância cuidar e preservar esse recurso.

 

Origem da data

A data foi criada em 1993 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo ampliar os debates sobre o tema, alertando a população sobre sua preservação. Além de declarar o Dia Mundial da Água, a ONU organizou e divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água. O documento possuí 10 artigos, e pode ser encontrado facilmente na internet.

 

Importância do recurso

A água é recurso básico para sobrevivência terrestre. Com ela, somos capazes de produzir alimentos, energia, garantir o funcionamento de indústrias e preservar a saúde de todos os seres vivos do planeta. Além disso, ela é responsável pela manutenção da natureza, controlando a umidade do ar e abastecendo lençóis freáticos.

A ingestão de água potável ajuda a prevenir doenças, regula a temperatura corporal, auxilia na absorção de nutrientes e na eliminação de substâncias tóxicas ao corpo.

É uma pena que temos tão pouco recurso para tantas funções. Na Terra, a água cobre cerca de 70% da superfície terrestre. Porém, 97% são fontes de água salgada, ou seja, dos oceanos, que não é própria para ingestão. Além disso, estima-se que apenas 0,77% da água do mundo esteja disponível para consumo. Por isso, é necessário preservar as fontes de água doce.

 

Como economizar e preservar ágda

Tome banhos mais rápidos

Reduzindo um a dois minutos do banho diário é possível economizar de três a seis litros de água. Além disso, ao se ensaboar com o chuveiro desligado você pode poupar cerca de 130 litros de água.

 

Não limpe a calçada com água

Durante a limpeza da área externa, às vezes, a vassoura já resolve. Caso seja muito necessário o uso da água, opte por baldes de água que já foi utilizada, como a de descarte da máquina de lavar.

 

Se atente as torneiras

Sempre feche as torneiras durante a lavagem da louça ou escovação dos dentes. Além disso, sempre verifique após fechar se ela não continua pingando. Essas gotinhas são responsáveis pela perda de cerca de 16 mil litros de água por ano.

 

Evite lavar poucas peças de roupa

Ao realizar a lavagem, o ideal é que se junte a maior quantidade de peças possível. Além de economizar seu tempo estendendo, recolhendo e dobrando a roupa, você ajuda economizando água.

 

Reutilize a água da chuva

Com a água da chuva é possível regar plantas, lavar calçadas e o carro. Pode ser utilizado um barril, com o ou sem auxílio de uma calha, para capturar e armazenar a água. Certifique-se de manter o recipiente fechado em dias ensolarados.

 

 

Agora que você já sabe da importância desse recurso e maneiras de preservá-lo, é hora de divulgar essa informação! Quanto maior o número de pessoas conscientes, maior será a economia.

 

Acesse outros conteúdos do Tecpar em Ação através do link: http://www.tecpar.br/Voluntariado/Noticias