Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio 21/12/2022 - 12:18

O dia 10 de setembro (sábado) foi marcado como Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A data tem como objetivo aumentar a conscientização sobre a prevenção do suicídio no mundo. Além do dia, o mês de setembro como um todo é reservado à campanha, que ficou conhecida como Setembro Amarelo.

 

O que é a campanha Setembro Amarelo?

A inspiração para a campanha do Setembro Amarelo veio da história de Mike Emme. Mike era extremamente habilidoso e restaurou seu carro, um Mustang 68, pintando-o de amarelo. Em 1994, aos 17 anos, Mike cometeu suicídio. No dia do seu velório, seus pais e amigos distribuíram cartões com fitas amarelas e frases motivacionais para pessoas que estivessem passando por momentos difíceis. As fitas foram adotadas como símbolo da campanha.

O mês, leva consigo a importância de conversar sobre saúde mental em casa, na escola, no trabalho, etc. e de buscar ajuda profissional caso esteja passando por algum momento delicado.

Hoje em dia, ainda existe muito tabu e preconceito sobre o tema. Por isso, é importante reforçar o assunto e se oferecer como ajuda para que, em momentos de crise, as pessoas busquem acolhimento.

 

Para saber mais, acesse: https://www.setembroamarelo.com/