Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador 21/12/2022 - 11:05

“Toda a nossa ciência, comparada com a realidade, é primitiva e infantil – e, no entanto, é a coisa mais preciosa que temos.”

Albert Einstein

 

Uma lei de 2001 (Lei n° 10.221/2001), sanciona o Dia Nacional da Ciência. Sete anos depois, em 2008, a Lei n° 11.807 sancionou o Dia Nacional do Pesquisador. Por serem celebradas no mesmo dia, as datas foram unidas e transformadas no Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico. A data, é uma homenagem ao dia da criação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que auxilia na expansão e aperfeiçoamento de sistemas nacionais de ciência e tecnologia.

O dia 8 de julho tem como objetivo atrair atenção à produção científica nacional e estimular jovens a pesquisar, divulgar e atuar como pesquisadores. Para mostrar a importância da ciência para a sociedade, algumas escolas e universidades costumam promover feiras de ciência, mostras de filmes, palestras e experimentos práticos.

 

A ciência durante o combate à pandemia da Covid-19

Duas cientistas brasileiras, Ester Cerdeira Sabina e Jaqueline Goes de Jesus, que fazem parte do Instituto Adolfo Lutz, da Universidade de Oxford e do Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo, foram responsáveis pelo sequenciamento do genoma do novo coronavírus dois dias após o primeiro registro de caso da Covid-19 na América Latina.

O sequenciamento serviu no desenvolvimento dos reagentes utilizados no diagnóstico da doença e de base para o desenvolvimento de vacinas.

Além disso, durante a pandemia, a voz dos cientistas foi essencial no combate ao negacionismo e às fake news.

As universidades no desenvolvimento da ciência

No Brasil, a principal fonte de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia são as universidades. Durante a graduação, os alunos, independente do curso, são expostos aos mais diversos níveis de conhecimentos científicos. Esse processo auxilia no aumento do número de pesquisadores no território nacional.

Infelizmente, o ensino público brasileiro vem sofrendo diversos cortes de verba, debilitando o desenvolvimento científico no país. A redução de recursos também dificulta o funcionamento da universidade, e algumas, como a UFSCar, Faculdade Federal de São Carlos, não tem possibilidades de finalizar o ano letivo.