Dia da Reciclagem e do Meio Ambiente (05.06) 21/12/2022 - 10:53

 

 

No dia 05 de junho, próximo domingo, são celebradas duas datas muito importantes: Dia Nacional da Reciclagem e o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Ambas foram criadas com objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação ambiental, chamando atenção para os problemas causados pelo superconsumo de recursos naturais.

Atualmente, com o agravamento do efeito estufa e as mudanças climáticas da Terra, existe uma grande preocupação em torno dos impactos negativos da ação do homem.

Os problemas que mais se destacam na poluição ambiental são o descarte inadequado do lixo, consumo exagerado de recursos naturais, uso de combustíveis fósseis – gasolina, etanol, díesel, etc. - e a falta de projetos de reciclagem e de coleta seletiva.

 

Como posso ajudar?

Para amenizar esses problemas, é fundamental que cada um faça a sua parte. Não são necessárias grandes revoluções, apenas mude pequenos hábitos.

1. Jogue o lixo em locais adequados e separe o que é reciclável – plástico, papel, metal e vidro – do que é orgânico – restos de alimentos – antes de descartar. Dessa forma, você facilita a separação dos materiais e auxilia no aumento da taxa de reciclagem.

2. Consuma conscientemente. Ou seja, não compre mais do que você precisa e consome. Repense se aquela roupa é realmente necessária e não pode ser substituída por outra que você já tem, ou se você não está comprando mais comida do que o essencial.

3. Economize água. Gaste menos tempo no banho e evite lavar carros e calçadas com mangueiras.

4. Reuse. Recipientes de vidros podem ser utilizados para armazenar outras substâncias ou decorar a casa.

5. Separe o lixo corretamente. Com apenas 2 recipientes você já consegue fazer um melhor descarte dos seus resíduos. Utilize um para colocar o lixo orgânico e outro para o lixo reciclável. Lembre-se de higienizar antes do descarte.

6. Faça um descarte correto de outros materiais. Pilhas, baterias e materiais eletrônicos não podem ser depositados no lixo convencional. O ideal é mandá-los para alguma organização que faça a coleta.

 

No Tecpar do CIC existe um ponto de coleta de materiais eletrônicos. Ele fica localizando no centro de treinamento, próximo ao auditório e coleta lixo eletrônico, ou seja, celulares, tablets, computadores, notebooks, teclados, mouses, câmeras, jogos eletrônicos, cabos e aparelhos de som. Este local não é um ponto de descarte de pilhas, baterias, lâmpadas, cartuchos, etc!

Além desse ponto, existe uma coleta de óleo, também no Tecpar CIC. O posto de coleta está localizado próximo ao auditório, ao lado da coleta de materiais eletrônicos.

O dinheiro arrecadado com a reciclagem desses materiais são revertidos para a Instituição Social Acridas, uma associação de assistência social.

Além de ajudar o meio ambiente, você contribui com um projeto social!