Dia da educação (28 de abril) 21/12/2022 - 10:14

educacao

 

 

“Só a educação liberta”

Epíteto

 

Você sabia?

O dia 28 de abril é marcado pelo dia mundial da educação, que foi criado para simbolizar o compromisso das nações com o desenvolvimento da educação. A data foi estabelecida durante o Fórum Mundial da Educação, organizado pela ONU, em Dakar, no Senegal, em 2000. Apesar de importante, o marco da data é simbólico, uma vez que nunca foi aprovada como oficial.

Os compromissos firmados pelos países devem ser cumpridos em um prazo de quinze anos. Por isso, em 2015 foi realizado um novo Fórum da Educação, na Coreia do Sul, onde foram estabelecidas novas metas. O novo documento, nomeado Declaração de Incheon, incentiva os países no fornecimento de educação inclusiva, igualitária e de qualidade.

Além disso, os objetivos estabelecidos na Declaração de Incheon fazem parte da agenda de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), englobando o 4° objetivo. Esse objetivo também é contemplado por ações do Tecpar, através do Programa de Mentoria e do Projeto Educativo Cultural, ligados ao Tecpar em Ação.

educacao 2

No Brasil, para transformar os objetivos em políticas públicas, foi criado o Plano Nacional de Educação (PNE), em 2015. Esse plano serve de modelo a ser seguido pelos estados, com políticas educacionais que devem ser seguidas de acordo com os níveis de formação. Suas metas vão de encontro com os interesses internacionais.

O estabelecimento dessas metas e o reforço do seu cumprimento leva em consideração que a educação é a melhor alternativa existente para o desenvolvimento seguro e sustentável das nações. No Dia da Educação, é importante reconhecer e relembrar sua importância como direito fundamental dos indivíduos e na construção de uma sociedade justa e igualitária.

 

Fontes:

http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/47561-dia-mundial-da-educacao

https://www.somoseducacao.com.br/dia-da-educacao/#:~:text=O%20Dia%20da%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A9,do%20Senegal%2C%20no%20ano%202000.