Dia do Voluntariado: exemplos inspiradores 09/12/2021 - 08:38

dez

 

Dia do Voluntariado: exemplos inspiradores


Você sabia que ontem (5 de dezembro) foi o Dia Internacional do Voluntário? Esse dia diz respeito a todos nós que, sem remuneração alguma, colocamos nossos talentos, recursos e tempo ao dispor de outras pessoas!

Vamos conhecer alguns voluntários brasileiros que fizeram a diferença em seus arredores:

 

Taina Pessoa e Renato Marques

A pandemia impediu que Taina e Renato realizassem seu casamento em 2020. Eles, então, decidiram trocar a festa e os presentes por doações para contribuir com a construção de uma escola para crianças na aldeia de Matube em Moçambique, na África. Taina já era engajada em ações sociais antes de conhecer Renato, que passou a acompanhar a namorada nessas atividades e, juntos, conheceram a aldeia no início do ano passado.


“Aquele cenário de miséria absoluta mudou totalmente nosso conceito de celebração. Nossos corações certamente não ficariam mais tão felizes com uma festa de casamento quando nossa consciência nos mostra que poderíamos estar contribuindo com o destino de milhares de crianças” - Taina Pessoa (G1)

 

Família Costa


Adriana, Marcelo e seus filhos Jessica, Marcelo e Augusto formam uma família de voluntários que se empenham por diversas causas sociais há anos. A iniciativa começou com os pais, na década de 80, ainda quando não tinham os filhos. Após os nascimentos, passaram a levá-los junto nas ações. Juntos, contribuem com a entidade “Mãos que Ajudam”, já limparam e pintaram escolas públicas, plantaram mudas em praças e distribuíram agasalhos.


“Meus pais não precisam insistir para eu ir. Vou porque gosto, porque aprendo coisas diferentes, como fazer um cachecol de lã no tear, e porque para mim é importante ajudar as pessoas independentemente de quem sejam elas” - Jessica, 16 anos na época (Casa.com)

 

Ermantina Ramos

 

Ermantina Ramos ou “Tininha” dedica-se desde os 14 anos a ações voluntárias pela conscientização e combate ao câncer de mama. Já são mais de 50 anos dedicados à causa.

 

“As minhas horas de lazer são totalmente dedicadas especialmente a essas ações, de cuidar, conversar e capacitar outras voluntárias por meio da informação e conhecimento sobre o assunto. Nunca recebi nada em troca, apenas a satisfação de estar ajudando” - Tininha (Oncoguia)
-


Hoje, não deixe a data passar em branco e celebre o seu dia! Você merece.

O Tecpar é grato pelo seu trabalho.