E quando me sinto sobrecarregado? 21/10/2021 - 09:56

sw

 

E quando me sinto sobrecarregado?

5 dicas do que fazer quando o cansaço bater.

 

Todos nós passamos por períodos de cansaço. Nosso desejo é que você, enquanto voluntário do Tecpar em Ação, mantenha uma rotina saudável, conseguindo conciliar bem suas atividades e manter um equilíbrio entre trabalho e descanso.

 

Aqui vão algumas dicas de como agir em momentos de sobrecarga:

 

1- Tire momentos de descanso

O descanso é parte integrante da vida humana. Sem ele, não há como esperar produtividade e entrega de bons resultados nas atividades desempenhadas. Quando estiver se sentindo sobrecarregado, pare e descanse! Faça aquilo que desejar, seja dormir, passear, ler um livro ou assistir a um programa.

 

2- Organize suas prioridades

A priorização de tarefas o ajuda a discernir entre o que merece entrar em sua agenda e o que não merece. Todos nós temos apenas 24h no dia e 7 dias na semana. Abraçar todos os compromissos nem sempre será possível e, por isso, é preciso elencar atividades prioritárias. 

 

3- Divida grandes atividades

O enfrentamento de situações muito difíceis e extensas gera no ser humano um tipo de medo paralisante. Uma atividade muito grande, se quebrada em atividades menores, poderá ser realizada de modo mais eficiente e com menos estresse.

 

4- Planeje-se

Quem erra em planejar, planeja errar. Prazos e atividades irão surgir em nossa vida e devemos cumpri-los de um modo ou de outro. Para garantir que você não se esqueça de nada e tenha tempo hábil de cumprir suas tarefas, planeje-se!

 

Ter uma visão geral de seus afazeres e conhecimento de sua agenda também é benéfico para a saúde mental. Colocar as responsabilidades e compromissos no papel e organizar-se diminui a ansiedade provocada pela noção de ter muitas coisas para fazer. 

 

5- Tenha uma rede de apoio

Em momentos de dificuldade, é imprescindível contar com pessoas próximas e confiáveis para dividir o fardo com você (tanto literal quanto emocional). Compartilhe com seus familiares e amigos suas dificuldades e descubra que você não está sozinho.

 

Nós, voluntários do Tecpar, formamos uma comunidade juntos e podemos apoiar uns aos outros. Além disso, nosso serviço voluntário serve também como forma de espairecer a cabeça, sair da rotina e dedicar-se no serviço ao próximo. Confira mais sobre isso nas publicações “Benefícios do Trabalho Voluntário” e “Setembro Amarelo: Voluntariado e a Saúde Mental”.

 

Experimente essas dicas e conte-nos se te ajudaram de alguma maneira.

O Tecpar em Ação é muito grato pelo seu serviço voluntário e deseja que você viva esta trajetória de maneira leve!

 

-

Acesse também nossas outras publicações no blog do voluntariado: http://www.tecpar.br/Voluntariado/Noticias