Lixo do Bem: onde encontrar lixo eletrônico no dia a dia? 08/10/2021 - 10:20

Lixo do Bem: onde encontrar lixo eletrônico no dia a dia?

 

A essa altura você, voluntário do Tecpar em Ação, já deve saber o que é lixo eletrônico, por conta de nossa campanha “Lixo do Bem”. Já estamos na 4ª coleta feita pela empresa em parceria com a Associação Cristã de Assistência Social (Acridas), como iniciativa de auxílio a essa causa social e de promoção do descarte correto desses resíduos.

 

Caso ainda não saiba do que eles se tratam, nós te explicamos! O lixo eletrônico (ou e-lixo) é todo produto elétrico ou eletrônico que esteja danificado ou sem utilidade, cujo descarte incorreto pode acarretar a contaminação do meio ambiente por substâncias tóxicas e ameaça à saúde humana.

 

Aqui vão algumas dicas para identificar lixos eletrônicos em seu dia a dia:

 

Lixo Eletrônico em Mãos

f

 

É possível que não percebamos, mas diversos potenciais lixos eletrônicos fazem parte do cotidiano. É o caso do celular, o aparelho que está sempre em nossas mãos e que pode se tornar lixo em poucos anos! Além do aparelho em si, seu carregador e fone de ouvido também podem apresentar o mesmo desfecho.

 

✓ Fique atento aos momentos em que trocar seu antigo celular por um novo!

✓ Separe aquele carregador com os fios expostos que não funciona mais e traga para o descarte no Tecpar!

 

Outro aparelho que também está sempre ao nosso alcance é o relógio de pulso. Tanto os modelos eletrônicos tradicionais quanto os mais recentes e modernos “smartwatches” podem se encaixar na categoria do e-lixo caso percam sua utilidade ou integridade.

 

Lixo Eletrônico Antigo

t

 

Aparelhos que faziam parte do nosso dia a dia, como videocassetes, DVDs, telefones e rádios foram perdendo seus usos e dando lugar a outras tecnologias.

 

✓ Traga para descarte no Tecpar seus aparelhos elétricos e eletrônicos antigos que deixaram de funcionar. Lembre-se de trazer o aparelho inteiro ao local de descarte, pois desmontá-lo poderá ser perigoso, uma vez que existem técnicas e normas específicas para isso. O desmonte não facilita o trabalho dos recicladores.

 

Lixo Eletrônico Esquecido

Pode ser que estejamos acumulando lixo eletrônico em casa sem nem nos darmos conta disso! Com cada coisa em seu lugar, alguns aparelhos acabam “camuflando-se” aos nossos olhos.

 

✓ Em momentos de mudança ou de faxina em sua casa, atente-se para a possibilidade de encontrar lixo eletrônico. São nessas situações que os lixos acumulados em nossas casas costumam aparecer!

 

-

 

Gostou das dicas?

Não deixe de colocá-las em prática e de incentivar também seus amigos e familiares a contribuírem com a arrecadação de lixo eletrônico do Tecpar. Você estará preservando o meio ambiente e contribuindo para uma causa social!

 

Acesse também nossas outras publicações no blog do voluntariado: http://www.tecpar.br/Voluntariado/Noticias