Setembro Amarelo: Voluntariado e a Saúde Mental 24/09/2021 - 11:06

3

 

Setembro Amarelo: Voluntariado e a Saúde Mental

 

Você sabia que, a cada 3 segundos, uma pessoa tenta suicídio no mundo? E a cada 40 segundos, uma dessas tentativas funciona e mais uma vida é perdida? Todos os anos no Brasil o mês de setembro é marcado pela campanha de prevenção ao suicídio, nomeada “Setembro Amarelo”. É pertinente nesse período refletir a respeito de maneiras para combater esse cenário global que se apresenta.

 

Saúde Física e Mental

Assim como é importante prezar pela manutenção da saúde física, é necessário tomar cuidados e adotar hábitos pelo bem da saúde mental. Infelizmente, a sociedade ainda carrega fortes preconceitos contra a psique e as doenças a ela relacionadas (grande parte por conta da herança deixada pelos hospícios, considerados como “armazéns de loucos”).

 

É preciso que cada um faça a sua parte na conscientização a respeito da seriedade do assunto. Ter uma mente saudável garante mais qualidade de vida em casa, no trabalho, nos relacionamentos e no lazer.

 

Como investir na saúde mental?

Além da prática de exercícios físicos, equilíbrio entre trabalho e descanso, boas noites de sono e cultivo de bons relacionamentos, pesquisas têm comprovado que ajudar o próximo também configura-se como uma prática benéfica para a saúde mental.

 

A participação em programas de voluntariado visando ao desenvolvimento do bem-estar social e econômico da sociedade se enquadra como uma dessas atividades de cunho empático. Você, voluntário do Tecpar em Ação, está investindo em sua saúde ao contribuir com as iniciativas de voluntariado empresarial da organização. Leia mais sobre esse assunto em nossa publicação “Benefícios do Trabalho Voluntário”

 

Mês de Conscientização

Neste mês de setembro, convoque seus colegas a serem voluntários também e compartilhe os benefícios que essa prática acarreta à vida.

 

-

 

INFORMAÇÕES:

 

VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO

Os colaboradores que necessitam de apoio para superar situações que podem afetar a saúde mental e emocional podem procurar orientação no Serviço Médico (ramal 3191, email: carlajc@tecpar.br) ou no Serviço Social (ramal 3144, email: fernandass@tecpar.br). O atendimento é sigiloso.

 

CVV

Também é possível encontrar apoio ligando no Centro de Valorização da Vida (CVV), associação que presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio. O CVV atende por meio de chat, telefone (188), e-mail ou postos de atendimento. São voluntários treinados para atender, sob sigilo e anonimato, qualquer pessoa que precise de ajuda, ou apenas queira conversar e desabafar.