Trabalho Voluntário e Depressão 11/08/2021 - 10:14

Olá, Voluntário do Tecpar em Ação

 

Nossa reflexão de hoje é sobre as contribuições do trabalho voluntário para a saúde mental de quem se engaja. São muitas referências na literatura científica mundial que associam o voluntariado ao bem-estar mental.

 

Conheça algumas pesquisas relevantes sobre o assunto:

 

1

 

A revista científica British Medical Journal Open publicou em 2016 pesquisa sugerindo que, a partir dos 40 anos, o voluntariado é benéfico para a saúde mental.

 

Em testes que avaliavam bem-estar e estabilidade emocional realizados de 1996 a 2008, os estudiosos observaram que o pessoal com mais de 40 anos envolvido em um trabalho voluntário apresentava notas mais altas nos questionários da pesquisa do que a turma sem esse costume. No total, foram obtidas 66 343 respostas.

 

O curioso é que, quanto mais avançada a idade, mais os atos de caridade impactavam na cabeça. Isso ocorreria porque essas práticas estimulam o contato social e oferecem um senso de propósito — dois pontos que às vezes faltam aos mais velhos.

 

Acesse aqui https://bmjopen.bmj.com/content/6/8/e011327

 

2

 

Uma pesquisa publicada no periódico “BMC Public Health”, sugere que o trabalho voluntário é uma “arma” e tanto contra a depressão. No levantamento, baseado em 40 artigos científicos sobre o tema, constatou-se que os que arregaçam as mangas para ajudar os outros têm 20% menos propensão de desenvolver depressão, conhecida como o mal do século. Além de afastar a doença, o trabalho voluntário traz outros benefícios ao ser humano. Ele é recomendado para os idosos, pois os incentiva a ficar mais ativos. E é indicado também para os jovens.

 

Acesse aqui:https://bmcpublichealth.biomedcentral.com/articles/10.1186/1471-2458-13-773#Abs1

 

3

 

Outro estudo veiculado pelo “BMC Public Health” examinou o voluntariado orientado para o outro e auto-orientado na contribuição cumulativa para os resultados de saúde (saúde mental e física, satisfação com a vida, bem-estar social e depressão).

 

Os resultados indicaram o efeito mais forte do voluntariado orientado para os outros sobre o bem-estar social, e o efeito mais forte do voluntariado auto-orientado sobre a saúde física. Isso atesta a natureza diferente dessas duas formas de voluntariado.

 

Acesse aqui: https://bmcpublichealth.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12889-017-4561-8