Você sabe o que é mentoria on-line? 21/12/2022 - 10:06

Você sabe o que é mentoria on-line?

 

 

Olá, Voluntário!

 

Durante o período de isolamento, o voluntariado on-line se mostrou uma alternativa para continuar e fortalecer os projetos do Tecpar em Ação.

Hoje, você vai ter a oportunidade de conhecer um pouco sobre o programa, entender melhor como funciona e, quem sabe, se interessar pela atividade!

 

O que é mentoria?

mentoria

Mentoria é o processo de criação e manutenção de vínculo entre uma pessoa mais experiente, que estimula, orienta e, inclusive, serve de modelo (mentor) a outra pessoa menos experiente (mentoreado).

De acordo com a pesquisa de Mullen e Klimaits (2019) (Acesse aqui, texto em inglês: https://bit.ly/3xcsF92 ), o processo de mentoria é relacional e de desenvolvimento de competências, tem funções de carreira (instrumentais) e psicossociais (relacionais), e inclui fases e transições. A orientação deve ser estendida para propósitos que variam nessas relações interpessoais.

Para Theon, Dias e Froehlich (2021) (Acesse aqui: https://bit.ly/3wiwYiW), a mentoria envolve uma relação pessoal-profissional com um processo educacional, um contexto organizacional, cultural e global. Além disso, desenvolve a capacidade humana por meio de estratégia de reforma sistêmica.

Mentores, geralmente, são pessoas com alguma experiência em determinada área e podem orientar alguém que esteja iniciando seus estudos, trabalho ou ainda que queira se desenvolver profissionalmente. Conhecimento é algo extremamente valioso e poder compartilhá-lo com quem está com vontade de aprender se torna muito gratificante.

 

Como funciona uma mentoria on-line?

 

mentoria 2

Os encontros entre mentor e mentoreado ocorrem em ambiente virtual, sem prejuízo para os objetivos de ambos. É uma ideia muito simples, basta ter acesso a qualquer dispositivo conectado à internet (telefone ou computador), unido à vontade de colaborar (do mentor) e à abertura a novos conhecimentos (do mentoreado), e assim, o impacto positivo será evidente.

No entanto, o processo não é um simples aconselhamento de vida. Ele envolve a utilização de técnicas e ferramentas bem definidas para que o mentoreado, com a devida orientação, possa desenvolver um plano de ação visando alcançar seus objetivos, sejam pessoais, educacionais e/ou profissionais.

 

Quais são os benefícios da mentoria?

O maior ganho deste processo para os envolvidos é a possibilidade de conhecer outras realidades e aprender com a observação especializada e “de fora” que um mentor dedicado pode ter.

A mentora e co-fundadora do Instituto Joule, Shirley Schneider, explica que a mentoria online se tornou altamente escalável e prática, ao possibilitar que o mentor voluntário compartilhe seu conhecimento de onde estiver. Para a especialista, tanto mentores quanto mentoreados conseguem ampliar suas perspectivas de futuro, ter uma visão mais clara, quebrar alguns paradigmas, e de fato aprender.

Neste artigo aqui: https://bit.ly/3pJtJPe, Schneider elaborou uma lista de dicas para quem deseja atuar como mentor. Confira:

  • Esteja aberto a viver uma nova experiência, ao novo, ao diferente;
  • Organize a sua agenda para conseguir participar ativamente durante todo o cronograma do Programa;
  • Desenvolva a escuta empática e esteja presente por completo;
  • Não compare a sua realidade e a sua trajetória com a realidade do mentoreado. Aprenda com ele;
  • Faça conexões entre o seu mentoreado e a sua rede,
  • Reflita sobre as decisões que permearam sua carreira e como a história do mentoreado pode ser influência positiva para você.

 

mentoria 3

 

Inspiração

Com inspiração nessas ideias, o nosso Programa de Voluntariado Tecpar em Ação em parceria com o EletriCidadania, da Copel, desenvolveu o projeto Ciclo de Profissões. Na segunda etapa, o projeto envolve a oferta de mentoria online para adolescentes e jovens pré vestibulandos ligados às escolas e instituições sociais atendidas pelos dois programas, assim como, para aprendizes e estagiários das duas empresas públicas.

Para mais informações sobre o projeto, acesse a matéria produzida aqui: https://bit.ly/3xiGaE5

 

Que tal divulgar nossas ações de trabalho voluntário?

O Tecpar em Ação está em plena atividade trabalhando em prol de seis dos dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Dentre as atividades, está o Programa CapacitAção com cursos e atividades a serem desenvolvidas em prol da comunidade e instituições parceiras.

Participe ou convide alguém para se juntar ao nosso Programa de Mentoria! As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/H14XXb2juas9Qx9XA

Para acompanhar as ações em andamento visite a página do voluntariado no site do Tecpar: www.tecpar.br/Pagina/Programa-de-Voluntariado-Empresarial-Tecpar-em-Acao.

Convide e estimule um(a) colega a participar do nosso programa de voluntariado. Envie para ele(a) o formulário de inscrição: www.tecpar.br/Formulario/Tecpar-em-Acao.