Com ensaios exclusivos, Tecpar analisa qualidade de produtos para indústria da saúde 09/09/2021 - 09:51

Para atender a indústria nacional de produtos para a saúde, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) faz avaliações técnicas que garantem a qualidade de materiais odontológicos, médicos e hospitalares. Um dos testes é o de citotoxicidade in vitro. O Tecpar é o único laboratório do Sul do Brasil que realiza este tipo de ensaio, que avalia a biocompatibilidade de dispositivos médicos para gerenciar riscos biológicos. 

Desde 2019, os laboratórios do instituto fazem 2,5 mil ensaios para analisar a conformidade destes produtos. Entre os itens avaliados estão seringas, agulhas, catéteres, frascos, embalagens, recipientes plásticos e máscaras de proteção descartáveis.

Jorge Callado, diretor-presidente do Tecpar, destaca que a avaliação de conformidade é fundamental para conferir a qualidade técnica de produtos adquiridos por empresas de saúde.

“Para a indústria, é um diferencial competitivo que assegura que seus produtos atendem as normativas e exigências legais. Para as instituições de saúde, é uma ação preventiva e eficaz na gestão de materiais, que pode evitar a aquisição de produtos de baixa qualidade e proteger a saúde dos pacientes”, diz.

Os produtos odonto-médico-hospitalares têm especificações rigorosas que regem desde embalagens e medicamentos até ligas de titânio e próteses humanas. A prática de um rígido controle de qualidade, aliada à verificação de conformidade por instituições independentes, evita que a fragilidade destes materiais acarrete complicações à saúde dos pacientes.

A gerente do Centro de Tecnologia em Saúde e Meio Ambiente, Daniele Adão, explica que o ensaio de citotoxicidade in vitro, por exemplo, verifica a compatibilidade de qualquer material para uso em dispositivos biomédicos com tecidos ou órgãos vivos, para não haver toxicidade, nocividade nem provocar rejeição imunológica. “Somente depois de comprovada a não toxicidade é que o estudo da biocompatibilidade do produto pode ter continuidade”, salienta.

METODOLOGIAS – As avaliações realizadas no Tecpar seguem metodologias específicas, dentre elas a ABNT e a Farmacopeia Brasileira e a Europeia. As farmacopeias são obras de referência que estabelecem padrões de qualidade e requisitos mínimos de segurança para fármacos, insumos, medicamentos e produtos para a saúde. Também orientam sobre ensaios em medicamentos, substâncias e materiais utilizados na sua produção.

Nos laboratórios são feitas análises físico-químicas e funcionais em recipientes plásticos (como tampas, bisnagas, aplicadores, dosadores, tubos, válvulas) e em recipientes descartáveis para resíduos de serviços de saúde perfurantes e cortantes. Em frascos e blisters de medicamentos, os testes verificam a capacidade de volume, o material utilizado na fabricação e presença de possíveis contaminantes.

PORTFÓLIO – Desde 2020, o Tecpar tem ampliado a variedade de serviços voltados às empresas da área de saúde, a fim de atender as novas demandas geradas pela pandemia. Novos ensaios laboratoriais foram desenvolvidos para garantir a qualidade de produtos utilizados na prevenção à Covid-19.

Para a indústria foram criados testes que fazem o controle de qualidade das matérias-primas utilizadas na produção de álcool 80% glicerinado, álcool em gel 70%; frascos e tampas utilizados para envase, e análise de produtos já finalizados.

Também foi desenvolvido o ensaio que confirma se o percentual alcoólico presente na formulação do álcool em gel ou líquido é o recomendado para ser antisséptico, além de testes que analisam a qualidade de máscaras de proteção descartáveis para uso da população.