Governança Corporativa

Diretoria Executiva, Conselhos e Comitês

As atribuições da Diretoria Executiva, Conselho de Administração, Conselho Fiscal e Comitê Estatutário estão previstas no Estatuto Social do Tecpar, publicado pelo Decreto 8.786/2018, alterado pelos Decretos 1.148/19 e 3.017/19.
 

 
Diretoria Executiva

 A Diretoria Executiva é o órgão executivo de administração e representação, cabendo-lhe assegurar o funcionamento regular do Tecpar em conformidade com a orientação geral traçada pelo Conselho de Administração.

É composta por 05 (cinco) membros, eleitos e destituíveis pelo Conselho de Administração, todos com prazo de mandato unificado de 2 (dois) anos, permitidas, no máximo, 3 (três) reconduções consecutivas.

Composição da Diretoria Executiva*
 

Jorge Callado

Jorge Augusto Callado Afonso
Diretor-Presidente

jorgecallado@tecpar.br

Formulário Cadastral

Graduado em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, especialista nas áreas de Gestão e Planejamento Ambiental; Planejamento e Gerenciamento Ambiental e Limnologia (ciência que estuda as águas continentais). Também é mestre em Gestão Urbana pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, atuando como professor das disciplinas de Gestão Ambiental e Ecologia. Entre os demais cargos que ocupou estão o de secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná; diretor de Saneamento Ambiental da Suderhsa – Instituto Águas Paraná; superintendente do Ibama no Paraná e assessor técnico para área de Meio Ambiente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Em sua função mais recente, atuou como diretor-superintendente do Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

 

Carlos Gomes Pessoa

Carlos Gomes Pessoa
Diretor de Tecnologia e Inovação

carlospessoa@tecpar.br

Formulário Cadastral

Graduado em Matemática, especialista em Análise de Sistemas e em Marketing, e MBA em Direção Estratégica. Mestrado Profissional em Governança e Sustentabilidade. Conhecimento e experiência nas áreas de tecnologia da informação, governança corporativa e processo de apoio à tomada de decisão com foco no desenvolvimento de ambientes organizacionais inovadores. Exerceu o cargo de  Diretor-Presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES).

 

 

 

Marcos Bonoski

Marcos Alfredo Bonoski
Diretor de Administração e Finanças

bonoski@tecpar.br

Formulário Cadastral

Graduado em Administração e Ciências Contábeis e com especialização em Gestão de Projetos e Gestão Financeira.

 

 

Iram de Rezende

Iram de Rezende
Diretor Industrial da Saúde

rezende@tecpar.br

Formulário Cadastral

Graduado em Relações Públicas (1978). Atuou como Presidente do Instituto das Águas do Estado do Paraná (2016-2018), Superintendente de Planejamento da COHAPAR (2013-2015), Diretor Geral da Secretaria de Estado do Trabalho do Paraná (2012-2013), Secretário de Indústria e Comércio do município de Cornélio Procópio-PR (2008-2010), Secretário de Planejamento do município de Cornélio Procópio-PR (2005-2007) e Diretor de projetos da Secretaria Nacional de Assistência Social da Presidência da República (2001-2002).

 

Iram de Rezende

Lindolfo Luiz Silva Junior
Diretor de Novos Negócios e Relações Institucionais

lindolfo@tecpar.br

Formulário Cadastral

Graduado em Gestão Pública pela Universidade Braz Cubas, tem experiência profissional dos cargos nos quais atuou, como Diretor Administrativo da Agropecuária Felicidade; Diretor Comercial e Sócio fundador da empresa Criar Informática; Diretor Geral, Comercial do Programa TV – Tribuna do Cidadão e; Diretor Comercial, Relações Institucionais e Novos Negócios na empresa Alpha Ventures Consultoria e Negócios de Curitiba e São Paulo.

 

* Início do mandato da atual composição: 11 de janeiro de 2019.
 

 
Conselho de Administração

O Conselho de Administração é órgão de deliberação estratégica e colegiada responsável pela orientação superior do Tecpar.

É composto por 07 (sete) membros titulares, eleitos e destituíveis pela Assembleia Geral, todos com prazo de mandato unificado de 2 (dois) anos a contar da data da eleição, permitidas, no máximo, 3 (três) reconduções consecutivas.

Composição do Conselho de Administração*

Aldo Nelson Bona – Presidente do Conselho
Formulário Cadastral

Emerson Luis Batista –  Conselheiro (representante dos empregados)
Formulário Cadastral

Jorge Augusto Callado Afonso – Conselheiro
Formulário Cadastral

Haly Abou Chami –  Conselheiro
Formulário Cadastral l

Jorge Vicente Silva – Conselheiro
Formulário Cadastral

Juliana Pasieznik Casini – Conselheiro
Formulário Cadastral

Hélio Gilberto Amaral – Conselheiro
Formulário Cadastral

* Início do mandato da atual composição: 08 de agosto de 2018.
 

 
Conselho Fiscal

O Conselho Fiscal será composto por 3 (três) membros efetivos e 3 (três) membros suplentes, eleitos por Assembleia Geral, com mandato unificado de 2 (dois) anos a contar da data de sua eleição, no máximo, 2 (duas) reconduções consecutivas.

Composição do Conselho Fiscal *
 

Em aberto – Presidente do Comitê
Lineu Edison Tomass – Conselheiro titular
Formulário Cadastral

Em aberto - Conselheiro titular
 

 

Felipe Augusto Amadori Flessak – Conselheiro suplente
Formulário Cadastral

Marcia Cristina Rebonato do Valle – Conselheiro suplente
Formulário Cadastral

Guilherme de Abreu e Silva – Conselheiro suplente
Formulário Cadastral
 

* Início do mandato da atual composição: 08 de agosto de 2018.
 

 
Comitê de Auditoria Estatutário

O Comitê de Auditoria Estatutário é o órgão independente, de caráter consultivo e permanente, de assessoramento ao Conselho de Administração.

Composição do Comitê de Auditoria Estatutário*

Davi Xavier da Silva Neto – Presidente do Comitê
Emílio Portugal Pederneiras

 

*Início do mandato da atual composição: 25 de abril de 2019.
 

 
Comitê de Indicação e Avaliação

O Comitê de Indicação e Avaliação (CIA) é órgão de caráter permanente, auxiliar do acionista controlador, que verificará a conformidade do processo de indicação e de avaliação dos administradores, conselheiros fiscais e membros de Comitês Estatutários.

Composição do Comitê de Indicação e Avaliação*

Ademir Mueller
Carlos Romeu Ramos
Cesar Vinicius Kogut
José Eduardo Bekin
Sandro Alex da Cruz de Oliveira
– Presidente do Comitê
Vinícius José Rocha

*Início do mandato da atual composição: 25 de abril de 2019.

 

Política de Compliance
O que é: A Política de Compliance estabelece e formaliza as diretrizes básicas de Compliance no Tecpar, para o cumprimento e execução por todos os colaboradores e  parceiros.
Publicação:Resolução Nº 042/2019, de 19 de dezembro de 2019.
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Política de Comunicação Empresarial
O que é: A Política de Comunicação Empresarial institui diretrizes para criar, estabelecer, manter e ampliar canais de comunicação.
Publicação: Resolução Nº 36/2018, de 29 de novembro de 2018.
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Política de Despesas
O que é: A Política de Despesas estabelece regras e responsabilidades para planejamento e execução de Despesas.
Publicação: Resolução Nº 031/2019, de 29 de agosto de 2019.
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Política de Dividendos e Reinvestimento de Lucros
O que é: A Política de Dividendos e Reinvestimentos de Lucros estabelecer as regras e procedimentos sobre a distribuição de Dividendos e Reinvestimento de Lucros.
Publicação: Deliberação Nº 017/2018, de 05 de abril de 2018.
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Política de Divulgação de Informações
O que é: A Política de Divulgação de Informações visa orientar Conselheiros, Diretoria Executiva, Comitês Estatutários e colaboradores no que diz respeito à divulgação de informações geradas e mantidas pelo Tecpar.
Publicação: Resolução Nº 016/2018, de 05 de abril de 2018.
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Política de Gestão de Riscos
O que é: A Política de Gestão de Riscos estabelece princípios, diretrizes, regras e formaliza  as  responsabilidades  básicas  a  serem observadas  nos  processos  de gerenciamento de riscos corporativos do Tecpar.
Publicação: Resolução Nº 043/2019, de 19 de dezembro de 2019.
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Política de Gestão Estratégica
O que é: A Política de Gestão Estratégica define processos no âmbito da Gestão Estratégica para o  contínuo aperfeiçoamento organizacional visando atingir melhores resultados e impactos significativos na sociedade.
Publicação: Resolução Nº 001/2016, de 22 de novembro de 2016.
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Política de Indicação de Administradores
O que é: A Política de Indicação de Administração estabelece os critérios para indicação dos membros do  Conselho de  Administração, Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Comitês Estatutários.
Publicação:Resolução nº 26/2019 de 4 de julho de 2019, alterado pela Resolução Nº 036/2019 de 05 de novembro de 2019.
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Política de Inovação
O que é: A Política de Inovação visa promover ações coordenadas no que se refere à aplicação dos instrumentos de incentivo à inovação.
Publicação: Resolução Nº 004/2015 de 27 de outubro de 2015, alterada pela Resolução Nº 24/2019 de 07 de julho de 2019, alterado pela Resolução Nº 037/2019 de 05 de novembro de 2019.
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Política de Porta Vozes
O que é: A Política de Porta-Vozes informa sobre os procedimentos em relação ao atendimento à Imprensa.
Publicação: Resolução 001/2017, de 16 de fevereiro de 2017.
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Política de Transações com as Partes Relacionadas
O que é: A Política de Transações com as Partes Relacionadas estabelece os procedimentos a serem observados quando da ocorrência de Transações com Partes Relacionadas e outras situações com potencial conflito de interesses.
Publicação: Resolução Nº 41/2018, de 18 de dezembro de 2018.
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Auditoria

RAINT

O Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna (RAINT) apresenta os resultados dos trabalhos de auditoria interna executados no exercício anterior, em decorrência da execução das ações definidas no PAINT e daquelas ações incluídas de forma extraordinária. Sua publicação atende ao Decreto 8.945/2016, Art. 13, inciso  X.

2019

2018

 

 

 

 

 

 

 
Conselho de Administração (CAD)

2020

2019

2018

 
Comitê de Indicação e Avaliação (CIA)

2020

2019