Em visita ao Tecpar, Missão Abipti pelo Brasil se inicia na região Sul 18/11/2020 - 08:26

A Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (Abipti) iniciou nesta semana a visita para a Região Sul na Missão Abipti pelo Brasil, que tem como objetivo se aproximar ainda mais dos seus Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) associados, mantendo um olhar próximo à produção tecnológica de cada região e entendendo os seus desafios e oportunidades. O primeiro destino da região foi a cidade de Curitiba, para o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, ocupa a vice-presidência da Região Sul da associação.
O presidente da Abipti, Paulo Rogério Foina, foi recepcionado pelo diretor-presidente do Tecpar e também pelo diretor de Tecnologia e Inovação, Carlos Pessoa. O Tecpar foi o responsável pela organização da agenda da Abipti durante a visita.
Jorge Callado destacou o trabalho realizado pela gestão da Abipti com a realização da missão pelo Brasil. “É de fundamental importância recebermos a Abipti aqui no Tecpar. Esse intercâmbio entre as ICTs e a representante nacional é essencial para o desenvolvimento, pois assim a Associação tem um conhecimento mais aprofundado das ações específicas do estado, tanto na esfera pública quanto na privada. Esse trabalho é essencial para aproximar as instituições inovadoras do país", observou.
Em complemento à fala de Callado, Carlos Pessoa ressaltou a atuação da Associação em panorama nacional. “A associação com a Abipti é estratégica, pois ela possui grande representatividade no país, o que traz força para os representantes regionais fazerem as reivindicações necessárias para o progresso e ter a voz atendida no cenário federal. Esse trabalho é fundamental para nós, que temos uma instituição no estado do Paraná, termos nossa voz ouvida e os trabalhos divulgados nacionalmente”, afirmou.
Além da visita ao Tecpar, Paulo Foina também participou de uma reunião online com o diretor de tecnologia e inovação da Fundação Araucária, Luiz Mário Spinosa. Ao final da visita, Foina apontou o papel da Abipti de representar politicamente os interesses dos institutos tecnológicos junto aos órgãos de governo, Congresso Nacional. “Toda essa experiência está sendo um imenso aprendizado para nós. Todo esse conhecimento adquirido será transformado em ações para solucionar as dificuldades enfrentadas pelos ICTs para se desenvolverem cada vez mais”, afirmou.
Saiba mais sobre a Abipti: portal.abipti.org.br