Inmetro mantém acreditação dos laboratórios do Tecpar 23/04/2020 - 10:58

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) manteve a acreditação de seus laboratórios junto à Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (Cgcre) para ensaios químicos, biológicos e mecânicos. A acreditação é o reconhecimento formal de que o laboratório está operando com sistema de qualidade documentado e tecnicamente competente.

O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, afirma que a certificação reforça ao mercado o rigor operacional e a confiabilidade técnica dos ensaios feitos pelo instituto, que têm excelência reconhecida nacionalmente. “Os resultados produzidos por um laboratório acreditado pelo Inmetro têm a garantia de serem tecnicamente válidos e são aceitos dentro e fora do Brasil. Nossos clientes têm a certeza da qualidade e precisão em cada resultado, fruto do profissionalismo e comprometimento da equipe técnica”, diz Jorge Callado.

COMPETÊNCIAS – 

Neste ano, o Tecpar manteve o seu estatus para a realização de ensaios mecânicos, químicos e biológicos, nas áreas de alimentos e bebidas, meio ambiente, produtos de madeira, saúde e segurança humana. O instituto também conseguiu a extensão para um novo segmento, que é o de embalagens.

“É um segmento com grande demanda. As embalagens e materiais destinados ao contato com alimentos podem transferir substâncias aos alimentos que podem representar risco à saúde de quem consome estes produtos. Por isso, a Anvisa estabelece requisitos que visam garantir a segurança de uso destes produtos em contato com alimentos”, explica Daniele Adão, gerente do Centro de Tecnologia em Saúde e Meio Ambiente do Tecpar.

SEGURANÇA – Para atender padrões de qualidade e requisitos regulatórios do seu nicho de mercado, empresas de diversos segmentos precisam do apoio de laboratórios que tenham suas práticas auditadas e verificadas.

A gerente do Tecpar destaca que, ao contratar um laboratório acreditado, o cliente receberá resultados confiáveis, pois tem a segurança que o ambiente de trabalho do laboratório é adequado. “Os ensaios são realizados por uma equipe que tem a competência para fazer o serviço, em locais com condições controladas e segurança. Os equipamentos são calibrados regularmente e as amostras analisadas fazem parte de um rigoroso processo de identificação, rastreabilidade e armazenamento”, diz Daniele.

CREDIBILIDADE – Desde 2007 as competências do instituto são reconhecidas por órgãos certificadores. Para manter o reconhecimento da conformidade do laboratório, a cada dois anos é feita pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro uma avaliação para manutenção da acreditação.

A concessão da manutenção é emitida após especialistas inspecionarem os laboratórios e constatarem que a infraestrutura continua a atender as normativas para a realização de ensaios.  As avaliações criteriosas asseguram que o laboratório tem condições técnicas para oferecer resultados de alta qualidade e confiabilidade.