Reunião de Diretoria Executiva é realizada no Juvevê como forma de reconhecimento das atividades do câmpus 16/07/2021 - 08:15

Os diretores do Tecpar realizaram a reunião da Diretoria Executiva desta semana no câmpus Juvevê. Na reunião, realizada nesta quinta-feira (15), os diretores destacaram a importância dos serviços realizados pela Divisão de Controle da Qualidade e seus laboratórios ao instituto.

O câmpus do Juvevê abriga o laboratório do Tecpar que foi o primeiro do Sul do Brasil a ser credenciado pela União Europeia para realizar os exames sorológicos antirrábicos em animais. Com o credenciamento, o Tecpar pode fazer o Teste de Sorologia Antirrábica, que é uma exigência legal para que os animais possam embarcar para União Europeia. Essa concessão foi realizada pela agência francesa Anses-Nancy (laboratório de referência da UE).

Com o credenciamento na União Europeia, o Tecpar já está atendendo a demanda veterinária. Os testes são feitos pelo Laboratório de Ensaios in vitro da Divisão de Controle da Qualidade do Tecpar.

O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, explica que esse credenciamento foi possível porque o instituto tem experiência para fazer essa análise também para humanos, já que o Laboratório de Ensaios in vitro do Tecpar faz a análise de titulação sorológica antirrábica para os colaboradores da empresa que atuam na produção da vacina antirrábica veterinária. “O teste é exigido pela Organização Mundial de Saúde e feito para confirmar se a pessoa vacinada com a antirrábica produziu os anticorpos capazes de neutralizar o vírus da raiva e está realmente imunizado. O credenciamento do Tecpar na área veterinária é um reconhecimento internacional de que as atividades do instituto atendem a padrões globais”, destaca.

Participaram da reunião de Direx, além do diretor-presidente, o diretor Industrial da Saúde, Iram de Rezende; o diretor de Tecnologia e Inovação, Carlos Pessoa; o diretor de Novos Negócios e Relações Institucionais, Lindolfo Luiz Junior; o diretor de Administração e Finanças, Marcos Bonoski; a Procuradora Jurídica, Adrianne Correia Pereira; o gerente da Divisão de Controle da Qualidade, Jairo Luz Labiak; e a secretária da Presidência, Tania Takako Nakanishi.