Tecpar chega aos 78 anos diversificando portfólio e pipeline e apostando em PD&I 05/06/2018 - 14:01

O pequeno laboratório criado em 1940 que hoje se tornou o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) completa 78 anos nesta quarta-feira (6). Nesse período, a empresa pública do Governo do Estado se revolucionou e hoje é referência também na área da saúde, como fornecedor oficial ao Sistema Único de Saúde (SUS) de medicamentos para tratamento oncológico.

Fundado como Laboratório de Análises e Pesquisas, a instituição tinha a sua frente o jovem cientista Marcos Augusto Enrietti, médico veterinário que idealizou o instituto. Um ano mais tarde o laboratório foi transformado no Instituto de Biologia Agrícola e Animal, expandindo sua atuação e contribuindo ainda mais para o desenvolvimento econômico do estado. Em dezembro de 1942, o interventor Manoel Ribas assinou um decreto que alterava sua denominação para Instituto de Biologia e Pesquisas Tecnológicas, abrindo novas frentes de atuação à instituição.

Três décadas mais tarde, em 1978, o IBPT passou a ser denominado Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), o que trouxe ainda a mudanças na estrutura jurídica e administrativa da instituição, que ganhou status de empresa pública com personalidade jurídica de direito privado.

Independente

Hoje, o Tecpar é uma empresa independente do Orçamento do Governo do Estado, já que os grandes projetos de Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) têm propiciado o instituto fornecer medicamentos ao SUS e ainda se tornar autossuficiente financeiramente. “Chegamos aos 78 anos como empresa estatal independente, com um portfólio diversificado de produtos e focados em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). Somos independentes sem deixarmos de ser uma empresa pública paranaense, buscando sempre atender a orientação da governadora Cida Borghetti de realizarmos nosso trabalho com foco no cidadão”, salienta o diretor-presidente do Tecpar, Júlio C. Felix.

Hoje o Tecpar conta com 379 empregados diretos e 241 colaboradores indiretos (terceirizados, estagiários e pesquisadores bolsistas). No portfólio de produtos da área da saúde, além da vacina antirrábica veterinária, que o instituto já fornece ao Ministério da Saúde há mais de 40 anos, há oito medicamentos biológicos (Bevacizumabe, Infliximabe, Trastuzumabe, Adalimumabe, Rituximabe e Etanercepte, utilizados no tratamento de câncer e de artrite reumatoide; e Imiglucerase e Betagalsidase, enzimas usadas no tratamento de doenças raras) e um sintético (Lenalidomida, medicamento sintético indicado para mieloma múltiplo). O Trastuzumabe já está sendo entregue ao Ministério da Saúde.

Além da área da saúde, na qual o Tecpar é referência, o instituto oferece ainda serviços e soluções tecnológicas ao mercado, nas áreas de Saúde, Meio Ambiente, Energia, Tecnologia de Materiais, Agronegócio, Certificação e Inspeção, Assessoria em Negócios e Medições e Validação.

Já na área de Empreendedorismo Tecnológico e Inovador, o Tecpar conta com duas unidades da Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec), com a qual dá apoio a empresas nascentes inovadoras em Curitiba e em Jacarezinho, no Norte Pioneiro, além da Agência Tecpar de Inovação, que desenvolve as atividades de prospecção e inteligência tecnológica. Na área de Educação, por sua vez, com a plataforma de Educação a Distância, o Tecpar oferta cursos de capacitação profissional e tecnológica ao mercado privado e aos servidores públicos paranaenses.

O Tecpar está presente no Paraná, com campi e projetos, nas cidades de Curitiba (CIC e Juvevê), Maringá, Ponta Grossa, Jacarezinho, Araucária, Toledo e Guarapuava.