Tecpar e AMP definem cronograma de ações para certificação de orgânicos 15/09/2021 - 12:20

Para tratar do andamento do projeto que vai ampliar a certificação de produtores orgânicos no Paraná, o diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, recebeu nesta terça-feira (15) o presidente da Associação de Municípios do Paraná (AMP) e prefeito de Jesuítas, Júnior Weiller. A parceria visa ampliar a certificação de produtos orgânicos a fim de estimular a geração de empregos e renda e a sustentabilidade, fortalecendo o desenvolvimento regional.

“Essa cooperação com a AMP reforça a atuação do Tecpar, no sentido de estabelecer o Paraná como grande produtor de orgânicos no país. Toda a experiência e competência técnica de nossa equipe está à disposição dos municípios, para orientar sobre como atender os requisitos e normas da produção orgânica”, afirma Jorge Callado.

O projeto conjunto teve início com cidades da Associação dos Municípios do Centro do Paraná (Amocentro) e será levado a todas as regiões do Paraná. O Tecpar e a AMP irão promover workshops para capacitar servidores dos municípios, por meio das associações municipais regionais.

Weiller destacou que a AMP o Tecpar estão unidos no mesmo objetivo, que é melhorar a qualidade de vida dos municípios. “A ampliação da produção orgânica é muito boa para os produtores, que agregam valor aos seus produtos e aumentam sua renda e, melhor ainda, para os alunos, que se alimentam da merenda escolar com mais qualidade nutricional”, comentou o presidente da AMP.

PAUTA - Durante a reunião, foram definidas as estratégias para atendimento às prefeituras e agricultores, que já estão procurando o Tecpar em busca da qualificação de técnicos e da certificação. Para melhor organização do fluxo de trabalho, ficou definido que a AMP fará a intermediação entre aos municípios e o Tecpar. Também foi estabelecido como será o cronograma das capacitações, realizadas no formato virtual para facilitar o acesso de todos os municípios interessados. 

Também participaram da reunião o diretor de Tecnologia e Inovação, Carlos Gomes Pessoa e o coordenador de certificação de produtos do Tecpar Certificação, Fábio Corrales.

COOPERAÇÃO - O projeto vai capacitar servidores de prefeituras vinculadas à AMP sobre certificação de orgânicos, área em que o Tecpar atua há mais de 20 anos. A primeira capacitação foi realizada em agosto com servidores da Amocentro, e reuniu cerca de 40 participantes. Foram realizadas palestras de engenheiros agrônomos do Tecpar Certificação, com temas que incluíram aspectos legais e questões ligadas ao processamento de produtos orgânicos.