Tecpar e Fiep apresentam ações estratégicas para indústria de biotecnologia em saúde 18/11/2021 - 14:31

Dando sequência a uma série de encontros para fortalecer a área de biotecnologia no Paraná, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e o Observatório Sistema Fiep, parceiros para a elaboração do Roadmap Biotecnologia 2031, no segmento da saúde, realizaram nesta quinta-feira (18) a segunda reunião de trabalho.

O Tecpar foi convidado pelo Observatório Sistema Fiep para apoiar a construção de um mapeamento dos caminhos de construção para o setor de Biotecnologia no estado do Paraná, tendo como horizonte temporal o ano de 2031. A intenção é que o instituto tenha papel de articulador de ações de curto, médio e longo prazo no segmento da saúde, incentivando a indústria com aplicação de biotecnologia orientada para a saúde humana e animal.

Durante a reunião foram apresentados os três grupos de trabalho que, sob a coordenação do Tecpar, irão debater ações estratégias relacionadas às questões de biotecnologia na área da saúde. São eles: Redes de Biotecnologia; Editais, Fomento e Mercado; e o grupo Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação. Estes grupos serão conduzidos por representantes da UTFPR, do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) e do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe – respectivamente. 

Segundo o diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, o instituto, por coordenar as atividades de biotecnologia relativas ao segmento de saúde, irá participar dos grupos de trabalho de forma transversal. “O encontro dá continuidade aos trabalhos, após terem sido elencados os temas principais dos grupos de trabalho. Vamos atuar em conjunto para buscar novas oportunidades para a indústria paranaense e nos tornarmos cada vez mais autossuficientes em tecnologias de saúde”, salientou.

O gerente de Assuntos Estratégicos da Fiep, João Arthur Mohr, destaca que a participação dos especialistas de várias instituições irá apoiar a construção de perspectivas para o futuro na área da saúde no Estado. "O projeto Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense 2031 é uma construção coletiva entre Sistema Fiep, institutos de pesquisa, academia e setor empresarial, com a soma de experiências para o desenvolvimento de um novo caminho para o setor industrial ", pontuou.

ROADMAP – A construção do Roadmap Biotecnologia 2031 é uma iniciativa do Sistema Fiep, coordenada pelo Observatório Sistema Fiep, com apoio do Parque Tecnológico da Saúde do Paraná – incluindo Tecpar, Fiocruz e o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP). A publicação está disponível para download gratuito AQUI.

PRESENÇAS – Participaram da reunião, além do diretor-presidente do Tecpar e do gerente de Assuntos Estratégicos da Fiep, o diretor do Tecpar Iram de Rezende (Indústria da Saúde); Ariane Hinça Schneider, coordenadora do Observatório Sistema Fiep; e representantes de universidades paranaenses, empresas privadas e equipe técnica do Tecpar.