Tecpar e Sinpacel trocam experiências na área de sustentabilidade 09/12/2021 - 09:06

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) recebeu, nesta quarta-feira (8), a visita do coordenador do Plano de Logística Reversa do Sindicato das Indústrias de Papel e Celulose do Paraná (Sinpacel), Mauricy Kawano, para trocar experiências na área de sustentabilidade. Ele foi recebido pelo diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado.

Kawano apresentou as ações desenvolvidas pelo sindicato com o objetivo de ampliar ações de sustentabilidade do setor de papel e celulose e entregou ao diretor-presidente do Tecpar um exemplar da estudo recém-lançado “Rota Estratégica do Papel: da Logística Reversa à Economia Circular”.

De acordo com o diretor-presidente, a questão da sustentabilidade proposta pelo Sinpacel está alinhada com as práticas promovidas pela Agenda ESG do Tecpar, lançada em novembro. "No caso do Tecpar, além de organizar e fortalecer ações já desenvolvidas pelo instituto, a agenda ESG prevê a implantação de novos projetos relacionados à sustentabilidade. Essa visita reforça os vínculos interinstitucionais para pensar em novas soluções sustentáveis", observou Callado.

O Paraná foi o primeiro estado a unir a iniciativa privada e o poder público para promover, de forma concreta, a sustentabilidade. No fim de outubro, o Governo do Estado lançou o primeiro comitê público-privado sobre ESG do País, juntando lideranças em prol de ações sobre questões ambientais, sociais e de governança.

Para a Agenda ESG do Tecpar, foram compiladas ações já realizadas pelo instituto nas três áreas, bem como serviços prestados à sociedade e ao mercado para estimular boas práticas ambientais e sociais. A partir desse documento, novas ações serão contempladas.

ROTA ESTRATÉGICA DO PAPEL – O estudo desenvolvido sob coordenação técnica do Observatório Sistema Fiep apresenta dados do setor de papel e celulose e um panorama sobre a logística reversa no Paraná e no Brasil. O documento elenca 214 ações consideradas prioritárias para que o segmento avance nessas áreas. Também foi produzido um estudo de tendências observadas no país e no mundo em termos de desenvolvimento sustentável.